Café mergulha abaixo de US$ 2,00 em NY em mais um dia de aversão ao risco

489
café

     Porto Alegre, 14 de julho de 2022 – A Bolsa de Mercadorias de Nova York (Ice Futures US) para o café arábica encerrou as operações desta quinta-feira com preços acentuadamente mais baixos.

     As cotações despencaram e o mercado rompeu para baixo a importante linha técnica e psicológica de US$ 2,00 a libra-peso. Vendas de fundos e especuladores derrubaram as cotações, e o mercado atingiu stops de comprados, acelerando o movimento negativo. O dia foi de aversão ao risco nos mercados e o café seguiu o “mau humor” generalizado.

     Dados mostrando inflação acima da expectativa nos Estados Unidos levaram a mais um dia de baixas nas bolsas de valores americanas e europeias, o petróleo caiu e o dólar subiu contra outras moedas, levando as commodities para o “buraco”. Há fortes preocupações em torno de uma recessão global, com EUA e outras nações tomando medidas para conter a inflação, especialmente aumento de taxas de juros, o que pode frear o consumo. Isso pesa sobre as commodities de modo geral.

     Os contratos com entrega em setembro/2022 fecharam o dia a 195,30 centavos de dólar por libra-peso, baixa de 12,05 centavos, ou de 5,8%. A posição dezembro/2022 fechou a 192,75 centavos, queda de 11,95 centavos, ou de 5,8%.

     Lessandro Carvalho (lessandro@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2022 – Grupo CMA