Café fecha com ganhos acentuados em NY, seguindo petróleo e câmbio

484
café

     Porto Alegre, 27 de julho de 2022 – A Bolsa de Mercadorias de Nova York (Ice Futures US) para o café arábica encerrou as operações desta quarta-feira com preços acentuadamente mais altos.

     As cotações dispararam no dia dando sequência a uma recuperação técnica, depois que o mercado atingiu no último dia 15 os patamares mais baixos em 10 meses. A alta do petróleo, de outras commodities, das bolsas de valores pelo mundo, e a queda do dólar contra o real, em dia de menor aversão ao risco, deu suporte aos ganhos do café. Foi a terceira sessão seguida de ganhos.

     A expectativa nos mercados globais está para a decisão de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) quanto a taxa de juros. Balanços corporativos de empresas da região e dos Estados Unidos também estiveram no radar.

     Dentro de algumas horas, o Fed deve anunciar o aumento de 75 pontos-base (pb) nas taxas básicas de juros, à medida que o banco central luta para conter a inflação recorde nos Estados Unidos, mas é ameaçado pelo risco de recessão. O aumento de 75 pb já foi precificado pelo mercado, o que justifica a tranquilidade nas mesas de operações hoje.

     Além disso, seguem as quedas nos estoques certificados da ICE, que estão próximos da linha de 700 mil sacas, contra quase 2,2 milhões de sacas em igual período de 2021. Isso traz o sentimento de aperto na oferta de curto prazo.

     Os contratos com entrega em setembro/2022 fecharam o dia a 213,20 centavos de dólar por libra-peso, alta de 3,15 centavos, ou de 1,5%. A posição dezembro/2022 fechou a 209,45 centavos, valorização de 3,30 centavos, ou de 1,6%.

Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no Instagram e Twitter e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

     Lessandro Carvalho (lessandro@safras.com.br) / Agência SAFRAS