Café encerra com alta em NY com preocupações com safra brasileira e diante de dólar fraco e subida do petróleo

443
café

     Porto Alegre, 12 de setembro de 2024 – A Bolsa de Mercadorias e Futuros de Nova York (ICE Futures US) para o café arábica encerrou as operações desta quinta-feira com preços mais altos.

     O mercado subiu e voltou a testar a linha de US$ 2,50 a libra-peso, com a máxima para dezembro chegando a 250,95 centavos de dólar por libra-peso. Seguem as preocupações com o clima para a próxima safra brasileira, diante de prolongados períodos de falta de chuvas, temperaturas elevadas e ainda queimadas e seus efeitos afetando as lavouras.

Está chegando o período de floradas que vão resultar na safra 2025 e é fundamental a umidade para a abertura e pegamento das floradas. A tendência é que o cenário de chuvas melhore a partir do final de setembro, mas seguem as apreensões.

O dólar fraco contra o real e outras moedas e a valorização do petróleo e em demais mercados contribuíram para os ganhos do café arábica. As atenções no mercado financeiro global estão na decisão da próxima semana do Federal Reserve (Banco Central americano) sobre as taxas de juros do país, com forte tendência de redução dos juros, o que soa altista para as commodities.

Porém, o mercado não rompeu a importante linha de US$ 2,50, mostrando essa ser uma resistência sólida. Forte desempenho das exportações brasileiras e crescimento também dos embarques globais e ainda previsões de retorno das chuvas no Brasil ao final de setembro limitam os avanços das cotações.

     Os contratos com entrega em dezembro/2024 fecharam a 249,40 centavos de dólar por libra-peso, com alta de 2,75 centavos, ou de 1,1%. A posição março/2025 fechou a 247,00 centavos, valorização de 2,55 centavos, ou de 1,0%.

Acompanhe a Safras News em nosso site. Siga-nos também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

Lessandro Carvalho (lessandro@safras.com.br) / Safras News

Copyright 2024 – Grupo CMA