Café dispara em NY e testa US$ 2,00 com fatores técnicos e apreensão com oferta

482

     Porto Alegre, 30 de agosto de 2021 – A Bolsa de Mercadorias de Nova York (Ice Futures US) para o café arábica encerrou as operações desta segunda-feira com preços acentuadamente mais altos.

     As cotações dispararam no dia e o mercado testou e chegou a superar a linha de US$ 2,00 a libra-peso, fechando apenas ligeiramente abaixo deste nível no contrato dezembro. Afora aspectos técnicos, a apreensão com a safra do próximo ano no Brasil, já comprometida pelo clima seco e geadas, garantiu suporte às cotações.

     O consultor de SAFRAS & Mercado, Gil BArabach, observa que as chuvas em áreas de café ficaram abaixo do esperado na Mogiana paulista e no Sul, Cerrado e Matas de Minas Gerais nos últimos dias. Observa que as precipitações trouxeram algum alívio, somente, ao norte do Paraná e ao sudoeste de São Paulo. A umidade acumulada ao longo do final de semana girou ente entre 2 e 11 mm entre Minas Gerais, Bahia e Espírito Santo. “Pouca chuva. E esse quadro não deve mudar muito ao longo desta semana, talvez, chova um pouco mais somente na próxima semana – 1ª semana cheia de setembro. Nesse sentido, o estresse hídrico do Brasil segue no radar e, com ele, a preocupação com o abastecimento mundial”, comenta.

     Esse cenário climático, indica Barabach, oferece suporte aos preços internacionais de café. Os problemas com fluxo de embarques na Ásia e a queda nos estoques certificados de robusta na ICE Europa ajudam na sustentação das cotações, pondera o consultor. “O café ganha força técnica de alta na ICE US, com posição Dez/21 avançando acima de resistências. Mercado volta a se aproximar da referência de 23,5% de retração Fibonacci, recuperando boa parte das perdas”, indica.

     Os contratos com entrega em dezembro/2021 fecharam o dia a 199,90 centavos de dólar por libra-peso, alta de 7,70 centavos, ou de 4,0%. A posição março/2022 fechou a 202,40 centavos, ganho de 7,65 centavos, ou de 3,9%.

     Lessandro Carvalho (lessandro@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2021 – Grupo CMA