Café dispara em NY com risco de geadas em áreas do Brasil

143

Porto Alegre, 16 de maio de 2022 – A Bolsa de Mercadorias de Nova York (Ice Futures US) para o café arábica encerrou as operações desta segunda-feira com preços acentuadamente mais altos.

     As cotações do arábica dispararam em NY com o mercado temendo o risco de geadas em áreas cafeeiras do Brasil nos próximos dias. Uma massa de ar polar derruba as temperaturas nessa semana e há maiores chances de geadas pontuais, em áreas de elevada altitude e em baixadas, embora não sejam esperadas geadas amplas e que tragam grandes quebras para safras futuras.

     De qualquer modo, fundos e especuladores adotaram uma postura cautelosa e compradora buscando proteção “climática” frente ao risco de geadas. Até porque em 2021 houve geadas e significativas perdas produtivas advindas deste evento na safra de 2022 e o mercado fica cauteloso e receoso que se repitam neste ano.

     A alta do petróleo foi mais um elemento para os ganhos do arábica em NY.

     Os contratos com entrega em julho/2022 fecharam o dia a 224,80 centavos de dólar por libra-peso, valorização de 10,90 centavos, ou de 5,1%. A posição setembro/2022 fechou a 224,85 centavos, elevação de 10,80 centavos, ou de 5,0%.

     Lessandro Carvalho (lessandro@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2022 – Grupo CMA