Porto Alegre, 22 de abril de 2025 – A Bolsa de Mercadorias e Futuros de Nova York (ICE Futures US) para o café arábica fechou a sessão de hoje com cotações em forte alta.
Os contratos com entrega em maio/2025 do café arábica encerraram a sessão negociados a 377,65 centavos de dólar por libra-peso, alta de 10,85 centavos (+2,95%) ante ao fechamento anterior. No fechamento, julho/2025 tinha cotação de 372,75 centavos (+2,24%).
O mercado futuro de café arábica avançou bem depois de cair mais de 2% na sessão de ontem, puxado pela valorização do real ante o dólar, um fator que desestimula as exportações pelo Brasil, maior produtor mundial.
Apesar do período de entressafra dos principais produtos que são enviados em contêineres ao exterior, incluindo o café, os exportadores seguem enfrentado gargalos logísticos nos portos do Brasil e empilhando prejuízos com custos extras durante os processos de embarque.
Em março, segundo dados atualizados pelo Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) junto a seus associados, o setor não conseguiu embarcar 637.767 sacas do produto – equivalente a 1.932 contêineres -, o que gerou um prejuízo de R$ 8,901 milhões no caixa das empresas devido a gastos imprevistos com armazenagem adicional, detentions, pré-stacking e antecipação de gates.
Fábio Rübenich (fabio@safras.com.br) / Safras News
Copyright 2025 – Grupo CMA