Café avança em NY com preocupações com oferta, mas reduz ganhos ao trabalhar acima de 230 centavos

300

    Porto Alegre, 20 de junho de 2024 – A Bolsa de Mercadorias e Futuros de Nova York (ICE Futures US) para o café arábica encerrou as operações desta quinta-feira com preços mais altos.

    No retorno após o feriado desta quinta-feira, NY teve um pregão de amplas oscilações. O mercado teve forte valorização chegando a bater na máxima do dia para setembro em 236 centavos de dólar por libra-peso. Preocupações com a produção no Brasil, maior país produtor, e também com o Vietnã, segundo maior, ofereceram sustentação às cotações.

No Brasil, há dúvidas sobre o tamanho da safra que está sendo colhida. Seguem relatos de problemas de rendimento e tamanho do grão para o arábica, e também envolvendo o conilon, em que pese a boa evolução da colheita no país. No Vietnã, afora a oferta estar apertada no curto prazo no caso do robusta, as indicações são de quebra na safra futura devido ao clima seco. Isso pode trazer maior demanda para o arábica adiante.

Porém, depois de chegar a US$ 2,36 a libra-peso, o mercado encontrou resistência e foi reduzindo os ganhos até fechar ligeiramente acima da linha de US$ 2,30 para setembro, referência no momento. Além de ajustes técnicos, o forte ritmo das exportações do Brasil, com o dólar muito firme contra o real estimulando os embarques, limitaram os avanços.

Assim, segue a faixa de 230 centavos uma resistência a ser vencida para o mercado conseguir alçar voos mais altos, já que os preços têm se acomodado entre 220 e 230 centavos. Como suporte, ainda há o inverno no Brasil que sempre traz uma proteção climática com temores envolvendo o frio e geadas, mesmo que sem qualquer previsão de maiores riscos no momento.

    Os contratos com entrega em julho/2024 fecharam a 230,25 centavos de dólar por libra-peso, com valorização de 3,95 centavos, ou de 1,7%. A posição setembro fechou a 230,35 centavos, com alta de 4,10 centavos, ou de 1,8%.

Acompanhe a Safras News em nosso site. Siga-nos também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

Lessandro Carvalho (lessandro@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2024 – Grupo CMA