Café atinge US$ 2,30 em NY com apreensões com oferta, dólar fraco e subida do petróleo

472

Porto Alegre, 28 de maio de 2024 – A Bolsa de Mercadorias e Futuros de Nova York (ICE Futures US) para o café arábica encerrou as operações desta terça-feira com preços acentuadamente mais altos.

As cotações voltaram a disparar e o mercado bateu nos patamares mais altos em mais de um mês, superando para julho e se mantendo assim no fechamento a linha dos 230 centavos de dólar por libra-peso.

NY seguiu o movimento altista do robusta em Londres no retorno do feriado, com um sentimento de preocupação com a disponibilidade global da commodity. Apreensões com a oferta de robusta no Vietnã persistem, diante de um clima muito seco em áreas produtoras do maior produtor de robusta do mundo.

No Brasil, a colheita do conilon (canéfora como o robusta) mostra rendimento abaixo das expectativas. Também há indicações de um começo de colheita do arábica no Brasil com problemas de qualidade e tamanho do grão, o que gera temores sobre o quanto o país vai colher. Agências internacionais também comentam sobre preocupações com o clima seco no Brasil, o que favorece a colheita mas pode ser um problema adiante.

A baixa do dólar contra o real e outras moedas e a subida do petróleo contribuíram para o suporte. Além disso, tecnicamente mais uma vez NY foi rompendo resistências e acelerou o movimento altista.

Os contratos com entrega em julho/2024 fecharam a 230,95 centavos de dólar por libra-peso, com valorização de 12,70 centavos, ou de 5,8%. A posição setembro fechou a 229,80 centavos, com alta de 12,45 centavos, ou de 5,7%.

Acompanhe a Safras News em nosso site. Siga-nos também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

Lessandro Carvalho (lessandro@safras.com.br) – Safras News

Copyright 2024 – Grupo CMA