São Paulo, 21 de janeiro de 2026 – A Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (SG/Cade) aprovou, na terça-feira (20), sem restrições, a aquisição indireta, por meio de joint venture, pela Petrobras, de participação de 49,9999% nas fazendas fotovoltaicas hoje de propriedade da Lightsource bp, segundo informações do processo disponibilizadas pelo órgão.
O acordo foi anunciado em dezembro, e a operação foi estruturada por meio de uma joint venture, que terá gestão compartilhada entre Petrobras (49,9%) e Lightsource bp (50,1%).
“Esta joint venture tem como objetivo desenvolver projetos rentáveis de energia renovável e aumentar a presença da Petrobras e da Lightsource bp entre os principais players do setor de energia renovável brasileiro”, disse a Petrobras, ao anunciar a operação.
Em dezembro, a Petrobras e a Lightsource bp anunciaram a assinatura de um acordo para estabelecer uma parceria estratégica no segmento de energias renováveis onshore. A parceria será estruturada como uma joint venture, com gestão compartilhada entre Petrobras e Lightsource bp.
Por meio dessa iniciativa, a Petrobras disse que a operação representa “um passo significativo e estratégico ao ingressar no segmento de geração de energia solar, ampliando sua atuação no mercado de fontes renováveis no Brasil, bem como permite a criação de uma plataforma que pode agregar novos negócios em renováveis, como armazenamento de energia”.
“A Petrobras já vem desenvolvendo projetos de plantas solares em suas unidades de refino. Atualmente, a companhia tem a pretensão de instalar 56 MW até 2027, sendo que 10 MW já estão instalados na Regap. Essa parceria, no entanto, permite que a Petrobras tenha uma atuação mais ampla no segmento, envolvendo outros consumidores, o que reforça o compromisso da companhia com a diversificação de seu portfólio e a construção de um futuro mais sustentável”, comentou a empresa.
Estamos dando hoje um importante passo na atuação da Petrobras no segmento de energia solar. Essa parceria representa um avanço fundamental na trajetória da companhia rumo à Transição Energética Justa e se soma aos projetos de geração renovável em implantação pela Petrobras em seus ativos, como nas refinarias Regap e Replan. Estamos comprometidos em liderar esse processo no país, ampliando nossa presença em novas fontes energéticas, promovendo a descarbonização de nossas operações e produzindo combustíveis mais sustentáveis. Seguiremos provendo a energia necessária para o desenvolvimento do Brasil, afirma a presidente da Petrobras, Magda Chambriard.
Juntos, esta parceria combinará a expertise de ponta a ponta da Lightsource bp em renováveis onshore e armazenamento de energia no Brasil com as capacidades estratégicas da Petrobras para impulsionar ainda mais o crescimento de soluções de energia de baixo carbono em todo o Brasil”, disse Joaquin Oliveira, CEO da Lightsource bp. “Com o nosso forte expertise local, construída ao longo de quase sete anos de atividade no Brasil em todas as fases de desenvolvimento, construção e operação de projetos, continuaremos a gerar valor para a empresa, para os nossos clientes e stakeholders. Estamos entusiasmados com esta parceria com a Petrobras.
A Lightsource bp, empresa do grupo bp, contribuirá para a joint venture com seu pipeline que inclui entre 1 e 1,5 GW em estágio mais avançado de desenvolvimento, além de outros projetos menos maduros no Brasil, bem como a usina solar fotovoltaica de Milagres, em Abaiara, Ceará, que está em operação desde 2023 com 212 MWp de capacidade instalada uma das maiores do estado.
A Lightsource bp é líder no desenvolvimento, construção e operação de soluções de projetos de energias renováveis onshore de grande escala e armazenamento de energia. Atuando em três regiões globais, com 11,9 GW desenvolvidos e um pipeline global de desenvolvimento superior a 55 GW, a empresa está focada em avançar a transição energética, gerando valor para suas pessoas, parceiros e o planeta. Aproveitando sua ampla expertise, a Lightsource bp oferece soluções integradas de energia renovável com segurança durante toda a cadeia de desenvolvimento, desde a seleção inicial do local, financiamento e licenciamento, engenharia e gestão de construção, até as operações. A empresa entrega ativos de energia renovável e armazenamento de energia flexíveis, híbridos e impulsionados pela demanda. A Lightsource bp é uma empresa da bp.
Cynara Escobar – cynara.escobar@cma.com.br (Safras News)
Copyright 2026 – Grupo CMA

