Porto Alegre, 2 de julho de 2025 – A Bunge Global SA (NYSE: BG) (“Bunge”) anunciou hoje a conclusão bem-sucedida da fusão divulgada anteriormente com a Viterra Limited (“Viterra”), marcando a criação de uma empresa líder mundial em soluções para o agronegócio voltadas a alimentos, ingredientes e combustível.
Greg Heckman, Chief Executive Officer da Bunge disse: “Hoje é um momento marcante para nossa empresa e para nossa equipe global, ao concluirmos essa combinação de negócios transformadora. Sou grato aos nossos colegas, cuja energia, colaboração e comprometimento nos trouxeram até este importante marco. Juntos, formamos uma organização mais forte, com capacidades e experiência ampliadas para atender às necessidades em constante evolução dos nossos clientes, gerar mais valor para as nossas partes interessadas e cumprir nosso propósito comum de conectar agricultores a consumidores, fornecendo alimentos, ingredientes e combustível para o mundo. Agora, iniciamos o empolgante trabalho de integrar nossas equipes e operações, unindo nossas forças para concretizar todo o potencial dessa união.”
Benefícios estratégicos e financeiros da fusão
- Empresa líder mundial e totalmente integrada em soluções para o agronegócio: Com a grande presença em ativos da Bunge e da Viterra, a empresa resultante da fusão estará posicionada para conectar agricultores nas maiores regiões produtoras do mundo às áreas com crescimento mais acelerado de consumo.
- Maior capacidade de atender às demandas de mercados cada vez mais complexos: Um melhor equilíbrio das cadeias de valor entre geografias, o acesso ampliado a mercados-chave de originação e uma rede agrícola diversificada que abrange todas as principais culturas reforçarão a capacidade da empresa combinada de oferecer soluções para os clientes finais em qualquer cenário.
- Equipes de liderança comprovada e histórico de geração de valor: A organização resultante reúne duas equipes de gestão de alto nível e está bem posicionada para gerar valor significativo para todos os acionistas, com um perfil financeiro altamente atrativo.
- Sólido perfil financeiro: A fusão deverá se beneficiar de sinergias incrementais relevantes na rede, aproveitando oportunidades comerciais conjuntas, eficiências de integração vertical e melhorias na otimização logística e nas opções de comercialização, graças a uma rede ampliada e mais abrangente. A empresa combinada espera obter fluxos de caixa relativamente mais estáveis, resultado de uma presença maior e mais diversificada. A melhoria no perfil de risco do negócio e de crédito da nova empresa deverá promover maior eficiência na estrutura de capital e gerar benefícios em termos de custo de capital.
Governança e liderança
Conforme anunciado anteriormente, a empresa combinada será liderada por Greg Heckman, Chief Executive Officer da Bunge e John Neppl, Chief Financial Officer da Bunge. O Chief Executive Officer da Viterra, David Mattiske, passa a integrar a Equipe de Liderança Executiva da Bunge como Co-Chief Operating Officer (co-COO), ao lado de Julio Garros, que ocupava recentemente o cargo de Co-President of Agribusiness da Bunge. Como co-COOs, eles irão supervisionar em conjunto as atividades comerciais, inclusive as cadeias globais de valor de commodities, equipes de gestão por país/região, iniciativas em combustíveis renováveis, soluções de agricultura regenerativa e operações industriais e segurança.
Consultores
O Bank of America Securities atuou como consultor financeiro e o escritório Latham & Watkins LLP prestou consultoria jurídica à Bunge durante todo o processo.
As informações partem de assessoria de imprensa
Fábio Rübenich (fabio@safras.com.br) – Safras News
Copyright 2025 – Grupo CMA