Brasil tem indústria cautelosa e foco no plantio do trigo

2278

Porto Alegre, 27 de maio de 2022 – O mercado brasileiro de trigo segue com reduzido volume de negócios e preços sem grandes alterações. Segundo o analista de SAFRAS & Mercado, Élcio Bento, as indústrias acompanham a recente acomodação dos preços internacionais e do câmbio que, numa eventual manutenção do movimento, pode abrir possibilidades de importações a preços mais baixos que os verificados no âmbito doméstico. Os produtores focam as atenções para o plantio da safra nova.

Paraná

No Paraná, o plantio atinge 53% da área e segue dentro da janela considera ótima, com o clima contribuindo para a evolução dos trabalhos e para o desenvolvimento das lavouras. Segundo o Deral, a safra 2022 de trigo do Paraná deve registrar uma produção de 3,879 milhões de toneladas, 21% acima das

3,208 milhões de toneladas colhidas na temporada 2021.

A semeadura de trigo chega a 63% na área da Cooperativa Coopavel, que atua em 20 municípios do oeste e sudoeste do Paraná. Segundo fonte da cooperativa, que concedeu entrevista exclusiva à Agência SAFRAS, as lavouras têm bom desenvolvimento inicial. “São previstas chuvas benéficas para os próximos dias”, acrescenta.

Rio Grande do Sul

No Rio Grande do Sul, o plantio ainda é incipiente, especialmente na região noroeste do estado. “O frio intenso tem causado certo retardo na germinação, mas em geral as condições seguem boas”, salientou Bento.

Conforme apurado pela Agência SAFRAS, o plantio atinge 7% da área na Regional da Emater/RS de Santa Rosa. A superfície é projetada em 289,18 mil hectares, 12% acima do ano passado. Os trabalhos foram interrompidos ontem devido às chuvas, mas devem ser retomados no início da próxima semana. A janela adequada para o plantio vai até metade de junho.

Na zona de atuação da Cotripal, no norte do Rio Grande do Sul, os trabalhos devem começar na semana que vem. A área semeada deve crescer 20% em 2022 para 50 mil hectares.

O plantio de trigo em Júlio de Castilhos, na região central do Rio Grande do Sul, deve começar na semana que vem. Segundo o engenheiro agrônomo da Cotrijuc, Felipe Mello, a janela para os trabalhos começou no último dia 20, mas os produtores estão esperando por chuvas previstas para quarta, quinta e sexta-feira. Por enquanto, seguem os trabalhos de dessecação, com clima favorável. A área deve crescer de 25% a 30%, conforme Mello, graças aos bons preços. No ano passado, o plantio de trigo no município totalizou 8 mil hectares.

Argentina

O plantio de trigo foi iniciado na Argentina e atinge 5,3% da área. Segundo a Bolsa de Cereais de Buenos Aires, a superfície é projetada em 6,6 milhões de hectares. Os trabalhos estão 4,8 pontos percentuais atrasados em relação ao ano passado.

Gabriel Nascimento (gabriel.antunes@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2022 – Grupo CMA