São Paulo, 28 de agosto de 2025 – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou atos e concedeu declaração à imprensa, nesta quinta-feira, no Palácio do Planalto, por ocasião da visita oficial do presidente do Panamá, José Raúl Mulino. Em sua fala, o presidente Lula destacou dificuldades na relação do Brasil com o Panamá nos últimos anos e disse que a vinda de Mulino marca o recomeço da amizade entre os dois países. Lula disse que espera receber a visita do presidente panamenho e respectiva delegação na COP-30.
“Estamos fortalecendo os vínculos entre a maior economia e o principal centro logístico da América Latina e do Caribe. Reafirmamos o compromisso com o multilateralismo, o desenvolvimento sustentável e a integração regional. Isso é particularmente relevante em um dos momentos mais críticos da história da região.”
“Tentativas de restaurar antigas hegemonias colocam em choque a liberdade e a autodeterminação de nossos povos. Ameaças de ingerências pressionam instituições democráticas e comprometem a construção de um continente integrado, desenvolvido e autônomo”, discursou Lula, na declaração à imprensa.
O ministro de Porto e Aeroportos, Silvio Costa Filho, assinou, na presença do ministro para Assuntos do Canal do Panamá, José Rámon Icaza, um memorando de entendimentos sobre o Canal do Panamá, que tem o objetivo de fortalecer a cooperação entre a pasta brasileira e a autoridade do Canal do Panamá por meio do intercâmbio de experiências, da transferência de informações sobre o funcionamento do canal, do estudo sobre o uso de novas rotas, incluindo o canal do Panamá para o transporte marítimo brasileiro.
Também foram assinados memorandos de entendimentos em Agricultura e Pecuária (capacitação técnica, sanidade animal e vegetal, produção técnica e inovação).
No contexto da visita oficial, também foi anunciado um acordo para a venda de aeronaves do modelo A-29 Super Tucano, da Embraer, para o serviço nacional aeronaval da República do Panamá. O acordo foi assinado pelo presidente de Defesa e Segurança da Embraer, João Bosco Costa Junior.
O encontro teve início às 10h e incluiu, na agenda, um almoço no Palácio Itamaraty.
Cynara Escobar – cynara.escobar@cma.com.br (Safras News)
Copyright 2025 – Grupo CMA

