Porto Alegre, 10 de fevereiro de 2023 – O Brasil Central deverá registrar chuvas mais regulares durante o final de semana. De acordo com o alerta agroclimático da Rural Clima, hoje pode haver pancadas de chuvas durante a faixa central do país no final da tarde, mas sem atrapalhar os trabalhos de colheita da soja e a realização de tratos culturais nas regiões Centro-Oeste, Sudeste, no Paraná e no Matopiba.
O agrometeorologista Marco Antonio dos Santos salienta que, entre hoje a amanhã, um novo sistema ingressará no Brasil pelo Paraguai e estará se espalhando, provocando chuvas mais regulares, desde a Amazônia, passando pelo Acre, Mato Grosso, Rondônia, Mato Grosso do Sul, parte do Paraguai, São Paulo, metade sul de Goias, metade sul de Minas Gerais, Parana e leste de Santa Catarina. “No Rio Grande do Sul, parte do Uruguai e da Argentina e em partes mais ao norte do Brasil, como no Pará, há poucas chances de chuvas no final de semana”, alerta.
Já a próxima semana será marcada por chuvas regulares e em forma de pancadas. No Rio Grande do Sul volta a chover no dia 15 e essa frente deve avançar e levar muita chuva no próximo final de semana para o Brasil Central. “Entre sexta-feira (17) e segunda-feira (21), o tempo na região será marcado por bastante umidade, beneficiando o desenvolvimento do açúcar e do café”, disse.
Condições de clima tendem a ser melhores na segunda metade do verão e no outono em termos de chuvas no RS
Santos informa que as condições de clima tendem a ser melhores na segunda metade do verão e no outono em termos de chuvas no Rio Grande do Sul, na Argentina, Uruguai e sul do Paraguai. “No Brasil Central, que teve muita chuva, o que atrapalhou a colheita e o plantio, o regime de chuvas deverá ser mantido de março até maio, por conta do maior aquecimento das águas do Pacífico. Com isso, há possibilidade de ocorrência de El Niño. O fato é que não se sabe quando e nem com que intensidade ele irá se formar, mas com certeza deverá ocorrer ao longo dos próximos 24 meses”, sinaliza.
Paraguai pode ter chuvas irregulares no final de semana
De acordo com a meteorologista Ludmila Bardin, áreas de instabilidade atingem a região do Chaco, o que pode favorecer a ocorrência de chuvas nessa sexta-feira. Não se descarta a possibilidade de precipitações também no sul do país. “Pode haver chuvas entre hoje e amanhã e depois o tempo já abre na região de fronteira com a Argentina. No decorrer do fim de semana pode haver chuvas irregulares em regiões de fronteira com o Mato Grosso do Sul”, informa.
Entre os dias 14 e 15, um novo sistema que se forma no norte da Argentina deve chegar ao Paraguai e pegar áreas mais do sul e central do pais, favorecendo chuvas. “O próximo final de semana tende a ser marcado por um tempo mais aberto, com chance de pancadas isoladas entre os dias 18 e 20. Para o restante da segunda quinzena de fevereiro e para março, as condições de chuvas devem ser mais frequentes pelo Paraguai”, finaliza.
Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no Instagram, Twitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!
Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS
Copyright 2023 – Grupo CMA