Porto Alegre, 18 de novembro de 2024 – A Brado registrou um aumento de 36% no transporte de defensivos agrícolas de outubro de 2023 a setembro de 2024 em relação a igual período anterior (out/22 a set/23). Os resultados coincidem com o início de uma operação dedicada para o setor, que conseguiu reduzir o prazo de entrega desses produtos em cerca de cinco dias e otimizar a pontualidade na coleta e na entrega.
A chamada operação dedicada consiste na implantação de uma série de medidas, responsáveis pela melhoria no nível de serviço. A principal delas foi a adoção de caminhões exclusivos para o produto nas pontas rodoviárias do transporte multimodal, que combina a movimentação pela ferrovia das distâncias longas e pela rodovia nos trechos curtos. O transporte entre os terminais é realizado por trem e as frotas de caminhões reservadas para as operações de defensivos movimentam os defensivos tanto na origem, do porto ou das indústrias até o terminal de Sumaré (SP); quanto nos destinos, entre os terminais de Rondonópolis (MT) e Anápolis (GO) e o destino final.
Em 2022, o tempo para realizar a operação completa (lead time) dos defensivos na rota de Sumaré (SP) a Rondonópolis (MT) oscilava entre 15 e 18 dias. Após a implementação da operação dedicada esse prazo caiu para 11 dias, em média.
Além da operação no mercado interno, a Brado transporta defensivos também de importação. Os produtos vêm, em sua maioria, da China e da Índia. Do Porto de Santos, são embarcados no trem e seguem até os terminais de Rondonópolis e Anápolis. Depois, são enviados aos Centros de Distribuição, também usando os veículos reservados a esse mercado.
“Outro indicador que demonstra o nível de atendimento que atingimos é o OTD”, afirma Nascimento. O On Time Delivery (OTD) mede a eficiência no atendimento do prazo de coleta e entrega. Em média, a pontualidade da coleta subiu de 70,7% em 2023 para 98,4% em 2024, uma melhora de 27,8% no indicador. Já a entrega atingiu o índice de 100% de pontualidade neste ano, contra 86,2% do ano passado. “Todos esses índices que demonstram o acerto na estratégia e quanto a solução multimodal de base ferroviária pode contribuir para a eficiência da logística no setor. E com a vantagem de agregar segurança para as cargas e sustentabilidade ao processo”, diz Marcus Bruno Carvalho Nascimento, executivo de vendas da Brado, responsável pela carteira de defensivos.
De julho de 2023 a setembro de 2024, os clientes da carteira de defensivos deixaram de emitir aproximadamente 8,8 mil toneladas de CO2, o equivalente à emissão de mais de 1,9 mil veículos. Seriam necessárias 63,7 mil árvores para absorver integralmente esse volume.
As informações partem da assessoria de comunicação da Brado.
Acompanhe a Safras News em nosso site. Siga-nos também no Instagram, Twitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!
Revisão: Ritiele Rodrigues – ritiele.rodrigues@safras.com.br (Safras News)
Copyright 2024 – Grupo CMA