São Paulo, 24 de abril de 2025 – O conglomerado Bradesco ficou em primeiro lugar no ranking de reclamações contra instituições financeiras no primeiro trimestre deste ano, com índice de 69,63 reclamações procedentes por milhão de clientes da instituição ou do conglomerado e 7.647 reclamações procedentes. A lista do Banco Central, divulgada nesta quinta-feira (24), considera os 15 maiores bancos do Brasil, que têm, juntos, quase 920 milhões de clientes.
A avaliação considera a estimativa de reclamações procedentes por milhão de clientes da instituição ou do conglomerado; a quantidade de reclamações analisadas no trimestre contendo indício de descumprimento, por parte da instituição ou conglomerado, de lei ou regulamentação cuja competência de supervisão seja do BC; e o total de clientes, pessoa física ou jurídica, informados no Cadastro de Clientes do Sistema Financeiro Nacional (CCS) ou no Sistema de Informações de Crédito do Banco Central (SCR). Os clientes são contados uma única vez por instituição ou por conglomerado.
Os participantes do conglomerado Bradesco que tiveram reclamações no período foram: BANCO BRADESCARD S.A.; BANCO BRADESCO BBI S.A.; BANCO BRADESCO BERJ S.A.; BANCO BRADESCO FINANCIAMENTOS S.A.; BANCO BRADESCO S.A.; BANCO DIGIO S.A.; BANCO JOHN DEERE S.A.; BANCO LOSANGO S.A. – BANCO MÚLTIPLO; BITZ INSTITUICAO DE PAGAMENTO S.A.; KIRTON BANK S.A. – BANCO MÚLTIPLO; e REPASSES FINANCEIROS E SOLUCOES TECNOLOGICAS INSTITUICAO DE PAGAMENTO S.A..
As maiores das queixas contra o líder da lista foram sobre irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços relacionados a cartões de crédito. O Bradesco recebeu 907 reclamações sobre este motivo.
O Banco Inter ficou em segundo lugar no ranking, com índice de 62,14 e 2.272 reclamações procedentes, sendo o maior número delas (544) em relação a insatisfação com o atendimento prestado pelo SAC ou Central de Relacionamento, o segundo motivo mais citado pelos clientes das instituições bancárias neste levantamento.
O terceiro colocado do ranking de reclamações foi o PagBank-Pagseguro, que esteve na liderança do ranking no quarto trimestre de 2024. Nesta edição, o banco teve índice de 58,84 e 1.885 reclamações procedentes. O banco foi o líder de queixas (349) sobre irregularidades relacionadas ao acompanhamento de conta de pagamento – instituição de pagamento, motivo que ficou na 8a posição entre os motivos de reclamações.
Nas demais colocações do ranking, aparecem: 4. Banco C6, com índice de 58,44 e 1.858 reclamações 5. BTG Pactual/Pan (38,32, 1.001) 6. Santander (37,50, 2.556) 7. Mercado Pago IP (36,88, 2.309) 8. Picpay (36,42, 2.265) 9. Itaú (34,11, 3.384) 10. 99Pay IP (33,18, 759) 11. Neon Pagamentos IP (27,05, 703) 12. Pefisa (25,39, 305) 13. Caixa Econômica Federal (22,91, 3.546) 14. BB (20,55, 1.617); e 15. Nu Pagamentos (10,60, 1.100).