Bom volume de importações pressiona cotações do arroz

536

Porto Alegre, 24 de fevereiro de 2023 – O mercado brasileiro de arroz mostrou novamente fraqueza nas cotações nesta penúltima semana de fevereiro. A média da saca de 50 quilos de arroz no Rio Grande do Sul, principal referencial nacional, fechou a quinta-feira (23) cotada a R$ 84,37, apresentando uma queda de 1,68% em relação à semana anterior. Em comparação ao mesmo período do mês passado, houve uma diminuição de 9,65%. E um aumento de 14,37% quando comparado ao mesmo período de 2022.

Conforme o analista e consultor de SAFRAS & Mercado, Evandro Oliveira, chegando na reta final do mês, os agentes seguem apostando em uma melhor movimentação para março, que geralmente apresenta boas vendas para os alimentos básicos como o arroz e o feijão. “Enquanto isso, a fraqueza da moeda norte-americana frente ao real segue favorecendo o avanço das compras brasileiras no exterior”, adverte.

De acordo com informações da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), com dados até a terceira semana deste mês, as exportações de arroz em casca atingiram cerca de 25,6 mil toneladas. Em relação às vendas externas do produto beneficiado, somaram apenas 2,5 mil toneladas, enquanto as importações já passam de 53,4 mil toneladas no período.

Segundo a Emater, a colheita do arroz atinge 4% da área no Rio Grande do Sul. Na semana passada, os trabalhos chegavam a 1%. Em igual momento do ano passado, eram 8%. A média dos últimos cinco anos para o período é de 5%. Em maturação, já são 21%, contra 10% na semana passada.

Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

Rodrigo Ramos/ Agência SAFRAS

Copyright 2023 – Grupo CMA