Bolsas na Ásia fecham em forte queda com covid na China e Fed

211

     Porto Alegre, 13 de junho de 2022 – Os principais índices de ações do mercado asiático fecharam o pregão desta segunda-feira com quedas de mais de 3%, diante da preocupação com a situação da covid-19 na China e a expectativa generalizada sobre o aperto monetário nos Estados Unidos, uma vez que o Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) se reúne esta semana.

     Autoridades chinesas seguem o trabalho para conter a covid-19 no país. A cidade de Pequim suspendeu eventos esportivos offline, atrasou o retorno às escolas e reforçou outros controles, poucos dias depois de afrouxá-los, enquanto Xangai completou testes em massa para a maioria de seus 25 milhões de residentes no fim de semana.

     Enquanto isso, os mercados globais caíram diante da alta da inflação nos Estados Unidos, que reforçou as expectativas para um aperto monetário mais severo por parte do Fed. O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) registrou alta de 8,6% no mês passado, o maior aumento anual desde dezembro de 1981.

     Olhando para o resto da semana, uma série de dados econômicos chineses, incluindo produção industrial e vendas no varejo para maio, devem ser divulgados na quarta-feira. O Fed também deve anunciar sua decisão sobre a taxa de juros no final desta semana.

     “Antes de sexta-feira, o caso para uma alta de 50 pontos-base pelo Fed era uma certeza e continua assim, no entanto, em algumas partes houve uma mudança no pensamento para um movimento de 75 pontos-base, daí os movimentos bruscos de sexta-feira”, diz o analista da CMC Markets, Michael Hewson. As informações são da Agência CMA.

     Confira abaixo a variação e a pontuação de fechamento dos índices asiáticos:

Nikkei 225 (Tóquio): -3,01%, 26.987,44 pontos

Hang Seng (Hong Kong): -3,39%, 21.067,58 pontos

Xangai Composto (Xangai): -0,89%, 3.255,55 pontos

Kospi (Seul): -3,52%, 2.504,51 pontos

     Revisão: Rodrigo Ramos (rodrigo@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2022 – Grupo CMA