BoJ mantém taxa de juros do Japão em 0%

386

São Paulo, 26 de abril de 2024 – O Banco do Japão (BoJ), em reunião hoje (26), divulgou a decisão de política monetária, na qual manteve a taxa de juros em 0%. A decisão era esperada, e vem na esteira da saída das políticas de taxas negativas.

O comunicado do banco foi muito sucinto, mas o destaque foi as perspectivas que o BoJ publicou logo em seguida sobre a inflação no Japão.

“A economia do Japão provavelmente continuará crescendo a um ritmo acima de sua taxa de crescimento potencial, com as economias estrangeiras crescendo moderadamente e um ciclo virtuoso de renda para gastos se intensificando gradualmente, tendo como pano de fundo fatores como condições financeiras acomodatícias”, diz um trecho do documento.

Segundo o BoJ, as taxas projetadas de crescimento do PIB real para os anos fiscais de 2023 e 2024 são mais baixas, refletindo principalmente o menor consumo privado, mas a taxa de crescimento projetada para o ano fiscal de 2025 está mais ou menos inalterada. “A taxa projetada de aumento ano a ano na inflação exceto alimentos para o ano fiscal de 2024 é mais alta, mas a para o ano fiscal de 2025 está mais ou menos inalterada”.

Os dirigentes do banco japonês analisam que, com relação aos riscos para a perspectiva, ainda existem altas incertezas em torno da atividade econômica e dos preços no Japão, incluindo desenvolvimentos na atividade econômica e nos preços no exterior, desenvolvimentos nos preços das commodities e comportamento de definição de salários e preços das empresas domésticas.

“Nessas circunstâncias, é necessário prestar a devida atenção aos desenvolvimentos nos mercados financeiros e de câmbio e seu impacto na atividade econômica e nos preços no Japão”.

“Para garantir, o Banco foi forçado a revisar drasticamente sua previsão de crescimento do PIB no ano fiscal que terminou em março e observou que a fraqueza no final do ano fiscal anterior se estenderá para o ano fiscal atual”, diz Marcel Thielant, chefe de economia da Ásia-Pacífico da Capital Economics.

No entanto, Thielant explica que os investidores não devem aceitar a inflação em Tóquio como está. De fato, os mercados financeiros ainda estão precificando mais um aumento de 20 pp na taxa pelo Banco do Japão este ano, pois o Banco está ficando mais confiante de que atingirá sua meta de inflação de forma sustentada.

Acompanhe a Safras News em nosso site. Siga-nos também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

Vanessa Zampronho / Safras News

Copyright 2024 – Grupo CMA