Porto Alegre, 18 de janeiro de 2022 – Em uma decisão bastante esperada, o Banco do Japão manteve sua meta de taxa de juros de curto prazo em -0,1%, em comunicado divulgado hoje, e o rendimento dos títulos de 10 anos em torno de 0%.
O Banco do Japão também manteve o prazo de março de 2022 para sua implementação em seis meses do esquema de empréstimo de alívio da pandemia com ajustes nos termos, para garantir que os bancos comerciais continuem a canalizar fundos para pequenas empresas.
O Banco anunciou que comprará fundos negociados em bolsa (ETFs) e investimento imobiliário no Japão (J-REITs), conforme necessário, com limites superiores de cerca de 12 trilhões de ienes e cerca de 180 bilhões de ienes, respectivamente, em ritmos anuais de aumento em seus saldos.
“O Banco continuará a apoiar o financiamento principalmente a empresas e a manter a estabilidade nas mercados através do Programa Especial de Apoio ao Financiamento em Resposta ao Novo Coronavírus (COVID-19), uma ampla provisão de fundos em ienes e moeda estrangeira sem limites superiores definidos”, afirma o relatório do BoJ.
“Por enquanto, o Banco acompanhará de perto o impacto do novo coronavírus e não hesitará em tomar medidas adicionais de flexibilização, se necessário, e também espera as taxas de juros de curto e longo prazo permaneçam em seus níveis atuais ou inferiores”, conclui. Com informações da Agência CMA.
Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS
Copyright 2022 – Grupo CMA