Porto Alegre, 14 de dezembro de 2023 – O Banco da Inglaterra (BoE) anunciou nesta quinta-feira que optou por manter a taxa básica de juros do Reino Unido em 5,25%, inalterada em relação à última decisão do banco central. O Comitê de Política Monetária (MPC, na sigla em inglês) votou por maioria de 6-3 para manter a taxa em 5,25%, com três membros preferindo aumentar para 5,5%.
Segundo o comunicado oficial da instituição, o Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido ficou estável no terceiro trimestre de 2023, e espera-se que o crescimento permaneça plano no quarto trimestre. A inflação de preços ao consumidor caiu para 4,6% em outubro, e espera-se que permaneça próxima desse nível no curto prazo.
O BoE argumentou que crescimento salarial declinou em relação às projeções anteriores, mas persistem riscos para o crescimento dos salários. A inflação anual ao consumidor deve permanecer próxima à taxa atual nos próximos meses, com um aumento temporário em janeiro devido a efeitos de base.
Os membros do MCP reiteraram que a política monetária deverá ser “suficientemente restritiva durante um período suficiente” para que a inflação retorne à meta de 2% de forma sustentável a médio prazo.
Além disso, o BoE afirmou que continuará a monitorar de perto os sinais de pressões inflacionárias persistentes e de resiliência na economia como um todo, incluindo “uma série de medidas da rigidez subjacente das condições do mercado de trabalho, do crescimento salarial e da inflação dos preços dos serviços”. Com informações da Agência CMA.
Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no Instagram, Twitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!
Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS
Copyright 2023 – Grupo CMA