BoE mantém taxa básica de juros do Reino Unido em 5,25%

417

Porto Alegre, 1 de fevereiro de 2024 – O Banco da Inglaterra (BoE) anunciou nesta quinta-feira que optou por manter a taxa básica de juros do Reino Unido em 5,25%, inalterada em relação à última decisão do banco central. O Comitê de Política Monetária (MPC, na sigla em inglês) votou por maioria de 6-3 para manter a taxa em 5,25%, com dois membros preferindo aumentar para 5,5% e um membro preferiu reduzir os juros em 0,25%.

O Comitê de Política Monetária (MPC, da sigla em inglês) do BoE divulgou projeções atualizadas para atividade e inflação em seu Relatório de Política Monetária de fevereiro. As projeções consideram uma trajetória de mercado para a taxa do banco, que deverá diminuir de 5,25% para cerca de 3,25% até o final do período de previsão, aproximadamente 1 ponto percentual abaixo das projeções anteriores de novembro.

“Desde a última reunião do MPC, o crescimento global do PIB tem sido contido, com a atividade mais forte nos Estados Unidos. As pressões inflacionárias estão diminuindo na área do euro e nos Estados Unidos, com quedas significativas nos preços de energia no atacado. Riscos persistem devido a eventos no Oriente Médio e interrupções no transporte pelo Mar Vermelho”, diz um trecho do relatório.

O BoE prevê que o crescimento do PIB se recupere gradualmente, refletindo a redução do impacto do aumento anterior nos juros. Além disso, o mercado de trabalho continua apertado, mas há uma expectativa de aumento do desemprego nos próximos trimestres. “A inflação do índice de preços ao consumidor em 12 meses caiu para 4,0% em dezembro de 2023, abaixo das expectativas anteriores, refletindo principalmente redução nos preços de combustíveis, bens essenciais e serviços”.

As projeções do BoE indicam uma queda temporária na inflação para a meta de 2% no segundo trimestre de 2024, seguida por um aumento nos trimestres seguintes. “A persistência das pressões inflacionárias domésticas é destacada, com a inflação prevista para permanecer acima da meta durante a maior parte do período de previsão”.

“O Comitê reconhece riscos geopolíticos que inclinam os riscos para a inflação para cima no curto prazo, mas avalia que os riscos de pressões de preços e salários domésticos estão mais equilibrados. A política monetária permanecerá restritiva por tempo suficiente para garantir a sustentabilidade do retorno da inflação à meta de 2% a médio prazo, conforme o mandato do MPC”, continua a nota do BoE.

O Comitê ainda afirmou que permanece preparado para ajustar a política conforme necessário, monitorando indicadores de pressões inflacionárias persistentes e resiliência econômica. “A decisão atual foi manter a Taxa do Banco em 5,25%, com a postura restritiva contribuindo para a queda na atividade econômica e um mercado de trabalho mais flexível. O Comitê continuará a revisar a necessidade de manter a Taxa do Banco no nível atual com base nos desenvolvimentos econômicos”, conclui. As informações partem da Agência CMA.

Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2024 – Grupo CMA