Boa demanda externa segue reforçando viés de alta dos preços do arroz

1047

Porto Alegre, 13 de julho de 2023 – O mercado brasileiro de arroz reforçou o viés de alta dos indicativos nesta semana. “A demanda externa pelo grão brasileiro continua forte, enquanto globalmente há um déficit significativo na produção do cereal”, explica o analista e consultor de SAFRAS & Mercado. Evandro Oliveira.

De acordo com o último o relatório de embarques nos portos brasileiros, o line-up, pelo menos 46,8 mil toneladas estão programadas para embarque ainda no mês de julho, enquanto cerca de 73 mil toneladas já foram, de fato, embarcadas.

Segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), as vendas externas de arroz em casca atingiram 103,35 mil toneladas no mês de junho, enquanto as exportações do produto beneficiado alcançaram 31,58 mil toneladas no período. Já as importações do cereal em casca atingiram apenas 2,5 mil toneladas, ao passo que as compras externas do produto beneficiado somaram 84,3 mil toneladas no período.

Veja mais detalhes no vídeo.

Além disso, as projeções de redução dos estoques de passagem brasileiros ao longo do segundo semestre são elementos que contribuem na sustentação dos preços internos, que permanecem consistentemente acima dos valores do ano anterior. “A expectativa é de que essa diferença possa se elevar nos próximos meses, indicando um cenário positivo para o mercado de arroz”, projeta o analista.

Um destaque importante é o aumento da demanda da região Centro-Oeste pelo arroz produzido no Rio Grande do Sul, resultado da redução significativa da produção em estados como Mato Grosso, o que tem gerado problemas de abastecimento em algumas unidades de beneficiamento.

Neste contexto, a média da saca de arroz no Rio Grande do Sul, principal referencial nacional, fechou cotada a R$ 82,80 nesta quinta-feira (13), apresentando um avanço de 0,61% em relação à semana anterior. Em comparação ao mesmo período do mês passado, há uma alta de 0,81%. E um aumento de 9,80% quando comparado ao mesmo período de 2022.

Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

Rodrigo Ramos/ Agência SAFRAS

Copyright 2023 – Grupo CMA