São Paulo – Um dos principais representantes comerciais dos Estados Unidos, o Secretário do Tesouro Scott Bessent, classificou as negociações com a China como “bem-sucedidas” durante seu depoimento em uma audiência de comissão da Câmara hoje.
Sobre as negociações com outros países, ele afirmou: “Estamos em negociações amplas com 18 parceiros comerciais importantes.”
O secretário ainda enfatizou que a China tem uma “oportunidade única” de estabilizar sua economia ao mudar de um modelo baseado em produção industrial excessiva para exportação para um modelo com maior foco no consumo doméstico.
Mas o país precisa ser um parceiro confiável nas negociações comerciais,” disse Bessent em declarações preparadas.
“Se a China ajustar o rumo e cumprir sua parte do acordo comercial inicial que delineamos em Genebra no mês passado, então será possível um grande e belo reequilíbrio entre as duas maiores economias do mundo.”
Os comentários do Secretário do Tesouro vieram poucas horas após autoridades dos Estados Unidos e da China concluírem dois dias de negociações em Londres, nas quais concordaram com um novo marco para implementar o acordo firmado em Genebra. Bessent deixou as negociações em Londres mais cedo para retornar a Washington e cumprir sua agenda no comitê da Câmara.
Em seu depoimento, Bessent não forneceu detalhes específicos sobre o novo marco de implementação acordado na terça-feira em Londres.

