São Paulo, 27 de março de 2025 – O Banco Central (BC) elevou a previsão para a inflação em 2025 em 0,6 ponto percentual para 5,6%, na comparação com dezembro, segundo dados divulgados na edição de março do Relatório de Política Monetária (RPM), antigo Relatório Trimestral de Inflação (RTI). Para 2026, a previsão foi elevada em 0,1 ponto para 4,3%. Para 2027, a projeção ficou inalterada em 3,4%.
As metas de inflação são de 3%, com limite mínimo de 1,5% e máximo de 4,5%.
“As projeções de inflação se mantiveram acima da meta, tornando a convergência para a meta desafiadora”, aponta o BC. Para o terceiro trimestre de 2026 – horizonte relevante de política monetária -, o aumento foi de 0,1 p.p. para 3,9%.
“Neste último horizonte, houve aumento das projeções da inflação de preços livres e redução da de preços administrados”, aponta o relatório. “Os efeitos dos aumentos das expectativas de inflação e da inércia decorrente das surpresas inflacionárias e da revisão das projeções de curto prazo pressionaram as projeções para cima, enquanto a subida da taxa de juros real, a apreciação cambial e a queda do preço do petróleo contribuíram para baixo”, completa.
Segundo o BC, as projeções de preços administrados foram bastante afetadas pela evolução do câmbio e do preço do petróleo, fazendo com que o comportamento de suas projeções fosse diferente dos preços livres.
Refletindo a elevação das projeções, a probabilidade de a inflação ultrapassar o limite superior do intervalo de tolerância aumentou. A probabilidade estimada, construída a partir dos intervalos de probabilidade passou de 50% para 70% no caso de 2025 e de 26% para 28% no caso de 2026.
“Como as projeções são superiores à meta, as probabilidades de ultrapassar o limite superior são maiores do que as de ultrapassar o limite inferior. Embora essas probabilidades não representem a probabilidade de descumprimento da meta, funcionam ainda como uma das referências para avaliação dos riscos envolvidos nas projeções”, explica o relatório.
Dylan Della Pasqua / Safras News
Copyright 2025 – Grupo CMA