Porto Alegre, 28 de março de 2024 – O Banco Central (BC) manteve a previsão para a inflação em 2024 em 3,5%, segundo dados divulgados na edição de março do Relatório Trimestral de Inflação (RTI). Foi mantida a previsão de dezembro. A estimativa está 0,5 pp acima do centro da meta prevista para este ano, de 3,00%.
A previsão para a inflação no ano que vem ficou 3,2%, ficando 0,2 pp acima do centro da meta (3%). A projeção de inflação para 2026 seguiu em 3,2%, ficando 0,2 ponto acima do centro da meta estipulada.
Segundo o relatório, na comparação com o Relatório anterior, no cenário de referência, as projeções de inflação apresentaram estabilidade para 2024, 2025 e 2026. Os principais fatores de revisão para cima foram inflação realizada superior às projeções; elevação do preço do petróleo; trajetória levemente mais baixa da taxa Selic da pesquisa Focus; e leve depreciação da taxa de câmbio.
Já os fatores de revisão para baixo foram a revisão para baixo das projeções de curto prazo, principalmente de itens voláteis que subiram mais do que o esperado no último trimestre; e Inflação de emplacamento e licença menor do que o previsto. Com informações da Agência CMA.
Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no Instagram, Twitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!
Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS
Copyright 2024 – Grupo CMA