Banco Central Europeu sobe taxa de juros em 0,50 pp, para 3%

1753
BCE

Porto Alegre, 16 de março de 2023 – O Banco Central Europeu (BCE) divulgou hoje (16) sua nova taxa básica de juros, que subiu em 0,50 pp, para 3%, e a taxa de depósito em 0,50 pp também, para 3,5%.

“A inflação está projetada para permanecer muito alta por muito tempo. Assim, o Conselho do BCE decidiu hoje aumentar as principais taxas de juro do BCE em 0,50 pontos percentuais, em linha com a sua determinação em assegurar o regresso atempado da inflação ao objetivo de médio prazo de 2%”, afirma a nota do banco.

O banco afirmou estar acompanhando as movimentações do mercado financeiro, “e está pronto a responder conforme necessário para preservar a estabilidade de preços e a estabilidade financeira na área do euro”.

Para os dirigentes do banco, o setor bancário da zona do euro é resiliente e tem fortes posições de capital e liquidez. “Em todo o caso,o kit de ferramentas de política do BCE está totalmente equipado para fornecer apoio de liquidez ao sistema financeiro da área do euro, se necessário, e para preservar a transmissão harmoniosa da política monetária”.

O BCE divulgou suas projeções da inflação para os próximos anos: 5,3% em 2023; 2,9% em 2024 e 2,1% em 2025. Ainda assim, segundo o banco, as pressões do núcleo da inflação permanecem fortes. “A inflação excluindo energia e alimentos continuou a aumentar em fevereiro e a equipe do BCE espera que a média seja de 4,6% em 2023, acima do previsto nas projeções de dezembro”.

O programa de compra de ativos (APP) está em curso e irá até o final de junho de 2023. Já o PEPP (programa de compra de emergência pandêmica) vai reinvestir capítal de títulos até o final de 2024. Por fim, o instrumento de proteção de transmissão, segundo o banco, está preparado para combater deficiências que representam ameaça à transmissão da política monetária na zona do euro. As informações são da Agência CMA.

Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

Revisão: Pedro Carneiro (pedro.carneiro@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2023 – Grupo CMA