Porto Alegre, 27 de julho de 2023 – O Banco Central Europeu (BCE) divulgou hoje (27) mais cedo o aumento em 0,25 pp na sua taxa principal de juros, que agora está em 3,75%. A taxa de depósito também subiu em 0,25 pp, para 4,25%.
“A inflação continua a cair, mas ainda se espera que permaneça muito alta por muito tempo. O Conselho do BCE está determinado a garantir que a inflação retorne à sua meta de médio prazo de 2% em tempo hábil”, diz o trecho do comunicado.
Para o BCE, o aumento reflete a avaliação sobre as perspectivas de inflação e a transmissão dos efeitos da política monetária. “Os desenvolvimentos desde a última reunião sustentam a expectativa de que a inflação cairá ainda mais no restante do ano, mas permanecerá acima da meta por um período prolongado”.
Ainda que esteja em ritmo de queda, o núcleo da inflação se mantém alto, mas com os juros em alta, a demanda por serviços, o setor mais aquecido da economia, está arrefecendo.
O BCE vai manter a política restritiva até que a inflação chegue à meta de 2%. “O Conselho do BCE continuará a seguir uma abordagem dependente de dados para determinar o nível apropriado e a duração da restrição. Em particular, as suas decisões sobre taxas de juro continuarão a basear-se na sua avaliação das perspectivas de inflação à luz dos dados económicos e financeiros recebidos, da dinâmica da inflação subjacente e da força da transmissão da política monetária”.
O programa de compra de ativos (APP) foi descontinuado, e o programa de compra de emergência pandêmica (PEPP) continuará até o final de 2024.
“O Conselho do BCE está pronto para ajustar todos os seus instrumentos dentro do seu mandato para garantir que a inflação volte ao seu objetivo de 2% no médio prazo e para preservar o bom funcionamento da transmissão da política monetária. Além disso, o Instrumento de Proteção da Transmissão está disponível para combater dinâmicas de mercado injustificadas e desordenadas que representam uma séria ameaça à transmissão da política monetária em todos os países da área do euro”, conclui a nota.
A presidente do BCE, Christine Lagarde, dará uma entrevista coletiva para explicar a decisão de política monetária logo mais, às 9h45 (horário de Brasília). Com informações da Agência CMA.
Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no Instagram, Twitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!
Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS
Copyright 2023 – Grupo CMA