Porto Alegre, 3 de novembro de 2022 – O Banco da Inglaterra (BoE) elevou a taxa básica de juros do Reino Unido em 0,75 ponto percentual (pp), em decisão divulgada na manhã desta quinta-feira. Assim, a taxa agora está em 3,0%.
O aumento veio acima das expectativas dos analistas, de 0,50 pp, e é o maior desde 1989. O banco central luta para conter a inflação alta devido à disparada dos preços de energia, enquanto a economia britânica caminha para uma recessão.
O Comitê de Política Monetária votou a favor da alta por 7 a 2. Um membro votou por um aumento de 0,50 pp, enquanto outro preferiu um aumento de 0,25 pp. Novos aumentos devem ser esperados.
“A maioria do Comitê julga que, caso a economia evolua amplamente em linha com as últimas projeções do Relatório de Política Monetária, novos aumentos na taxa bancária podem ser necessários para um retorno sustentável da inflação à meta, ainda que para um pico menor do que o precificado no mercado financeiro”, disse o BoE em comunicado.
O BoE espera que a inflação, que subiu a 10,1% em setembro deste ano, atinja seu pico a 10,9% em 2022. Os membros observaram que suas projeções atualizadas de crescimento e inflação indicam uma perspectiva “muito desafiadora” para a economia do Reino Unido, pois buscam trazer a inflação de volta à sua meta de 2%.
Já o Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido deverá cair cerca de 0,75% no segundo semestre de 2022, refletindo o aperto na renda real devido ao aumento dos preços de energia e bens comercializáveis.
O crescimento deve continuar a cair ao longo de 2023 e no primeiro semestre de 2024, uma vez que “os altos preços da energia e as condições financeiras mais apertadas pesam sobre os gastos”, afirmou o banco. Com informações da Agência CMA.
Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no Instagram, Twitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!
Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS
Copyright 2022 – Grupo CMA