Porto Alegre, 12 de setembro de 2022 – O déficit comercial do Reino Unido somou 27 bilhões de libras entre abril e julho, de acordo com dados divulgados pelo escritório de estatísticas britânico. O resultado é 1,2 bilhão maior que o registrado no trimestre anterior.
As exportações somaram 180,7 bilhões de libras no trimestre até julho, 8,5 bilhões a mais que no período anterior, enquanto as importações somaram 207,6 bilhões de libras, 8,5 bilhões a mais que no trimestre anterior.
Já o saldo da balança comercial com países fora da União Europeia (non-EU) teve déficit de 10,3 bilhões de euros em julho ante junho, com exportações de 15,8 bilhões de euros, 0,8% a mais que em junho; e importações de 26,2 bilhões, 0,4% a menos que no mês anterior.
PIB do Reino Unido cresce 0,2% em julho ante junho
O Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido em julho de 2022 cresceu 0,2% em base mensal, após uma queda de 0,6% em junho, de acordo com estimativas do departamento nacional de estatísticas.
Os serviços cresceram 0,4% no mês, já a produção caiu 0,3% na mesma base de comparação. A construção também caiu 0,8% em julho de 2022, e esta foi a segunda queda consecutiva para ambos os setores.
Estima-se agora que o PIB mensal esteja 1,1% acima dos níveis pré-pandemia de covid-19 (fevereiro de 2020). Em base anual, o PIB cresceu 2,3% em julho.
Índice de produção industrial do Reino Unido cai 0,3% em julho ante junho
O índice de produção industrial do Reino Unido em julho aumentou 0,3% em base mensal e está 1,3% abaixo dos níveis de fevereiro de 2020, considerado o último mês de referência antes da pandemia da covid-19. As informações foram divulgadas pelo departamento nacional de estatísticas.
No setor manufatureiro, principal componente da produção industrial britânica, a produção cresceu 0,1% em julho. No segmento de mineração e extração, a produção aumentou 3,5%, já o abastecimento de água e esgoto caiu 2,1%.
A indústria manufatureira teve um quadro misto, com 7 de seus 13 subsetores contribuindo positivamente para o crescimento em julho. Com informações da Agência CMA.
Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no Instagram e Twitter e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!
Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS
Copyright 2022 – Grupo CMA