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Automob reverte lucro e registra prejuízo líquido no 4° quarto trimestre de 2024

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São Paulo, SP – A Automob divulgou o balanço do quarto trimestre de 2024 (4T24), com prejuízo líquido de R$ 101 milhões, revertendo o lucro líquido de R$ 23 milhões registrado no mesmo período de 2023 (4T23). Em 2024, o prejuízo líquido foi de R$ 105 milhões, revertendo o lucro líquido de R$ 135 milhões de 2023. Já o prejuízo líquido ajustado foi de R$ 7,3 milhões. Esse resultado foi impactado pelo desempenho operacional consolidado inferior em comparação com o trimestre anterior, além de um aumento nas despesas financeiras e na amortização do ágio das
aquisições. Em termos anuais, o lucro líquido ajustado da Companhia foi de R$ 29,9 milhões, versus um lucro de R$ 135,3 milhões em 2023.

O Ebitda ajustado (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado foi de R$ 127 milhões, alta de 89,05% em relação ao 4T23, com a margem Ebitda ajustada de 4%, alta de 1,47 ponto percentual. Em 2024, o Ebitda ajustado foi de R$ 511 milhões, alta de 10,7% em relação a 2023, com margem Ebitda ajustada de 4,2%, queda de 0,7 ponto percentual.

A receita líquida total foi de R$ 3,206 bilhões, alta de 18,9% em relação ao 4T23. Em 2024, a receita líquida foi de R$ 12,240 bilhões, alta de 28,7% em comparação a 2023. A receita bruta consolidada foi R$ 3,4 bilhões, alta de 11,63% em relação ao mesmo período de 2023. Em bases anuais, a receita bruta consolidada foi de R$ 13 bilhões, alta de 24,4% em comparação com o ano anterior.

A companhia atingiu o volume de 8,2 mil veículos novos vendidos no varejo no 4T24, queda de 3% em relação ao trimestre imediatamente anterior e alta de 3% quando comparado com o mesmo período do ano passado. Em relação ao ano de 2024, registramos recorde de 32,5 mil veículos vendidos, 9% superior a 2023. O crescimento é reflexo do modelo gestão Automob e do aumento no número de lojas no período (+ 6 lojas).

Em relação ao ticket médio, no trimestre observamos uma redução de 2% no período, em função do mix de produtos vendidos. Em relação ao mesmo período do ano anterior, o ticket médio permaneceu em linha.

No período, a companhia comercializou 7,1 mil veículos usados, 3% inferior ao 3T24 e 33% maior que o mesmo período do ano passado. No ano, o volume de venda de seminovos foi de 26,4 mil veículos vendidos, 21% superior a 2023. Com este resultado, o indicador de usados por veículos novos vendidos em 2024, fechou em 0,8, ou 13% superior ao ano anterior. O aumento do volume é reflexo da maior demanda por veículos usado no período, bem como da implementação do modelo de gestão Automob, o que inclui mudanças no modelo operacional, integração da mesa de avaliação de seminovos, reformas nas lojas para aumentar o espaço de showroom, dentre outras iniciativas.

Em 31 de dezembro de 2024, a dívida bruta da Automob era de R$ 2,9 bilhões, incluindo a emissão de debentures no valor de R$ 1 bilhão de reais, tendo os seus recursos utilizados para aquisição de 51,3% da Automob SA e posterior incorporação da empresa. O prazo médio do endividamento, em 31 de dezembro de 2024, era de aproximadamente 2,9 anos, com custo médio de CDI + 2,5%. No mesmo período, o saldo de disponibilidade e TVM era de R$ 941 milhões, o que garante a cobertura dos vencimentos de dívida nos próximos 20 meses. A alavancagem no período findo 31/12/2024 foi de 3,6x.

“A reorganização estratégica promovida pela Simpar a partir da cisão da Vamos Locação de Caminhões, Máquinas e Equipamentos, no final do ano de 2024, permitiu a criação do maior e mais diversificado grupo de concessionárias do Brasil – a primeira do setor listada na B3 – consolidando as operações de venda de veículos leves e pesados da Simpar em uma única empresa: a Automob, atualmente com 192 lojas e 35 marcas em seu portfólio”, destacou o relatório da companhia.

Segundo a Automob, esse movimento impulsionou diferenciais estratégicos únicos e de grande relevância para extração de todo potencial e geração de valor: escala, lojas estrategicamente posicionadas em regiões de grande potencial econômico e maior portfólio de veículos leves, caminhões, maquinas e equipamentos do mercado são diferenciais relevantes para que a companhia consiga extrair as sinergias, evoluir em rentabilidade e, respeitando a independência e especificidade de cada marca, oferecer uma gama de produtos e serviços relevantes aos clientes.

Emerson Lopes – emerson.lopes@cma.com.br (Safras News)

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