Atraso no plantio reduz potencial da safrinha de milho em Sorriso (MT)

2661

Porto Alegre, 5 de abril de 2023 – O atraso no início do plantio da segunda safra de milho em Sorriso, no Mato Grosso, provocou uma redução no potencial produtivo das lavouras. Segundo o engenheiro-agrônomo da Planejamento Agrícola e Topografia Boa Safra, Sérgio Rubin, cerca de 30% da área, de 520 mil hectares, foi semeada tardiamente e deve passar pela fase de enchimento de grãos durante um período de menos chuvas.

     Em entrevista exclusiva à Agência SAFRAS, ele observou que as chuvas vinham ocorrendo dentro da normalidade na região, mas cessaram cerca de cinco dias atrás. Ainda que deva voltar a chover nos próximos dias, e que a breve estiagem não afete o desenvolvimento das lavouras no momento, os técnicos já ficam em alerta para a possibilidade de tempo seco em abril.

     A produtividade é projetada entre 125 e 130 sacas por hectare nas lavouras semeadas mais cedo. No momento, aproximadamente 30% das plantas estão em enchimento de grãos, 40% em pendoamento - final do estágio vegetativo -, e 30%, plantadas mais tarde, em desenvolvimento vegetativo. Estas devem render de 80 a 90 sacas por hectare.

     Conforme o engenheiro agrônomo, no momento os produtores vão a campo para realizar as aplicações de fungicidas e pesticidas. "Tudo ocorre perfeitamente, dentro da programação. Todos os tratos culturais de controles de erva e adubação já foram feitos", observou.

     Gabriel Nascimento (gabriel.antunes@safras.com.br) / Agência CMA

Copyright 2023 – Grupo CMA