Porto Alegre, 2 de agosto de 2022 – A atividade econômica nos Estados Unidos segue se expandindo de forma moderada desde o início de setembro, de acordo com o Livro Bege do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano). No entanto, as perspectivas são pessimistas com a demanda caindo à medida que os preços continuam aumentando.
O Livro Bege, documento que mede as condições econômicas americanas nos 12 distritos do Fed, apontou que quatro distritos notaram que a expansão econômica havia parado enquanto dois viram uma queda no crescimento devido ao aumento das taxas de juros, inflação e disrupções nas cadeias de insumos.
De acordo com o documento, “os gastos no varejo foram relativamente estáveis, refletindo gastos discricionários mais baixos, e os revendedores de automóveis notaram uma lentidão sustentada nas vendas decorrente de estoques limitados, preços altos de veículos e taxas de juros crescentes”.
A atividade manufatureira manteve-se estável ou expandiu-se na maioria dos distritos, em parte devido à redução das interrupções na cadeia de suprimentos, embora tenha havido alguns relatos de declínios na produção.
“O aumento das taxas de hipoteca e os preços elevados das casas enfraqueceram ainda mais a construção de casas para uma única família, mas ajudaram a impulsionar o aluguel de apartamentos e os aluguéis”, informa o Livro Bege.
Os banqueiros da maioria dos distritos reportados citaram declínios nos volumes de empréstimos, em parte como resultado da redução dos empréstimos imobiliários residenciais. A atividade de energia expandiu moderadamente, enquanto os relatórios agrícolas foram mistos, pois as condições de seca e os altos custos de insumos continuaram sendo um desafio.
Inflação
De acordo com o documento do Fed, o crescimento dos preços permaneceu elevado, embora tenha sido observada alguma flexibilização em vários distritos.
“Aumentos significativos nos preços de insumos foram relatados em uma variedade de indústrias, embora alguns declínios nos custos de commodities, combustível e frete tenham sido observados”, afirma o Livro Bege.
O crescimento dos preços de venda foi misto, com aumentos mais fortes relatados em alguns distritos e uma moderação observada em outros. Enquanto alguns conseguiram repassar os custos, outros afirmaram que isso está se tornando cada vez mais difícil. “Olhando para o futuro, as expectativas eram de que os aumentos de preços fossem geralmente moderados”, explica o texto.
Emprego
O emprego continuou a aumentar a um ritmo modesto a moderado na maioria dos Distritos. “Vários distritos relataram um arrefecimento na demanda de mão de obra, com alguns observando que as empresas estavam hesitantes em aumentar as folhas de pagamento em meio a preocupações crescentes de uma desaceleração econômica”, apontou o relatório.
Também houve menções esparsas de congelamento de contratações. As condições gerais do mercado de trabalho permaneceram apertadas, embora metade dos distritos tenha notado algum alívio nas dificuldades de contratação e retenção.
“O crescimento salarial permaneceu generalizado, embora tenha sido relatada uma flexibilização em vários distritos”, afirma o Livro Bege. Algumas empresas disseram que a inflação elevada e os custos de vida mais altos estão motivando o aumento de renda, juntamente com a pressão do aperto do mercado de trabalho. “Os contatos esperam que o crescimento salarial continue, uma vez que salários mais altos continuam sendo essenciais para reter talentos no ambiente atual”, conclui o texto.
As informações são da Agência CMA.
Revisão: Gabriel Nascimento (gabriel.antunes@safras.com.br) / Agência SAFRAS
Copyright 2022 – Grupo CMA