Porto Alegre, 21 de junho de 2023 – A ata da reunião do Banco do Japão (BoJ) que aconteceu entre os dias 27 e 28 de abril foi divulgada na noite de ontem (20), e os membros do comitê de política monetária do banco concordam que há um aumento por demanda por capital por parte das empresas.
“A demanda das empresas por fundos aumentou moderadamente, pois a procura por capital de giro aumentou em reflexo da retomada da atividade econômica e dos altos custos anteriores das matérias-primas”, afirma o documento.
Segundo o BoJ, a economia japonesa vem melhorando, mesmo com a subida nos preços das commodities, e o sistema financeiro japonês não foi atingido pela crise bancária que ocorreu nos Estados Unidos e Europa. Além disso, tanto o consumo privado e o mercado de trabalho melhoraram de forma geral.
“O consumo privado aumentou moderadamente, apesar de ter sido afetado por aumentos de preços. Há uma tendência de melhora, particularmente no setor de serviços, com o impacto da Covid-19 diminuindo”.
O BoJ acredita que os salários na iniciativa privada podem crescer, tanto nas empresas pequenas quanto nas grandes, e na negociação salarial “foram implementados aumentos para recrutar e reter funcionários, e tinham conseguido garantir os recursos como resultado do repasse de custos aumentos nos preços de venda”.
A projeção de inflação no Japão pode até subir acima dos 2%, mas “é altamente provável que desacelere em meados do exercício de 2023, com a diminuição dos efeitos do repasse para preços ao consumidor dos aumentos de custos liderados pelo aumento dos preços de importação”.
Assim, o banco deverá manter a política acomodatícia para alcançar a estabilidade dos preços de forma sustentável, bem como o aumento nos salários. O mesmo vale para o mercado de títulos do governo.
O BoJ deverá conduzir um estudo das políticas monetárias implementadas pela instituição desde a década de 1990, para saber como tais políticas afetaram a economia japonesa, para se fazer uma perspectiva a respeito da sua condução no futuro.
“O banco havia introduzido vários mecanismos monetários não convencionais à frente do resto do mundo. Uma avaliação ampla, incluindo efeitos positivos e colaterais dessas medidas, pode valer a pena, principalmente para obter um conhecimento mais profundo e um entendimento internacional sobre a evolução da atividade econômica e preços do Japão, bem como a condução da política monetária em resposta a estes desenvolvimentos”, conclui a ata. Com informações da Agência CMA.
Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no Instagram, Twitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!
Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS
Copyright 2023 – Grupo CMA