Porto Alegre, 22 de novembro de 2023 – A Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav) emitiu comunicado para reforçar que o setor segue em alerta máximo para Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP). No Estado, se mantém a detecção do vírus da IAAP em mamíferos aquáticos em municípios litorâneos. Assim, a entidade recomenda que as empresas reforcem medidas de biosseguridade com especial atenção à limpeza e sanitização dos veículos os quais entregam produtos/transitam nas regiões litorâneas ou conhecidas por concentrações de mamíferos aquáticos e/ou aves migratórias.
Pessoas as quais exerçam atividades profissionais ligadas ao setor avícola, precisam de atenção especial, antes do retorno as atividades. Após egresso de região litorânea devem ter atenção com vazio sanitário e para não utilizar roupas, calçados e itens usados na região litorânea sem prévia lavagem e sanitização. Ademais, inicia período em que as aves do norte começam a chegar à América do Sul. Assim, recomendamos reforço nas medidas de biosseguridade, com atenção especial as telas e estruturas de galpões para impedir o contato dos plantéis comerciais com outros animais, e a proteção de rações e água de beber das aves para evitar atração de aves migratórias ou silvestres.
A Asgav sinaliza que graças a um trabalho sólido e contínuo de biosseguridade, desempenhado por todos os envolvidos com a cadeia avícola comercial, permanecemos como única grande nação a nunca registrar a doença na produção industrial. O mapeamento do Ministério da Agricultura indica as ocorrências, que se concentram na região litorânea, com os focos registrados em sua maioria em aves silvestres.
A entidade finaliza o comunicado solicitando atenção máxima as medidas de biosseguridade para manter os plantéis livres da IAAP. Dúvidas, mais informações e detalhes técnicos podem ser encaminhados para o e-mail: suporte@asgav.com.br ou através do fone: (51) 9.8600.9684/ (51) 3228.8844 – Caroline Freitas – Consultora Técnica.
Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no Instagram, Twitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!
As informações partem da assessoria de comunicação da Asgav.
Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS
Copyright 2023 – Grupo CMA