Porto Alegre, 1 de março de 2023 – O governo argentino decidiu suspender as exportações de aves, depois que vários casos de gripe aviária foram registrados no país.
O Serviço Nacional de Sanidade e Qualidade Agroalimentar (Senasa) informou que a produção avícola para consumo no país continuará se desenvolvendo normalmente, já que a doença não é transmitida pela ingestão de carne e ovos de frango. Da mesma forma, os frigoríficos que exportam poderão comercializar seus produtos no mercado interno.
“Nossos produtos avícolas continuam seguros para os argentinos. A suspensão das exportações atende às exigências das regulamentações internacionais”, afirmou o secretário de Agricultura, Juan José Bahillo.
O caso positivo provém de um estabelecimento de frangos de corte localizado no município de Mainque, província de Río Negro, em uma área de baixa densidade avícola.
Até o momento, das 177 notificações analisadas pelo Laboratório Senasa, há 25 casos confirmados em aves silvestres (3), quintal (21) e setor comercial (1) assim distribuídos: 13 em Córdoba, 4 em Buenos Aires, 2 em Río Negro, 2 em Santa Fé, 1 em Jujuy, 1 em Neuquén, 1 em São Luis e 1 em Salta. As informações são da Agência CMA Safras LatAm.
Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no Instagram, Twitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!
Pedro Carneiro (pedro.carneiro@safras.com.br) / Agência SAFRAS
Copyright 2023 – Grupo CMA