Área cultivada de soja em Dourados (MS) deve atingir 230 mil hectares em 2022/23

1974

Porto Alegre, 27 de setembro de 2022 – Os produtores de Dourados, no sul de Mato Grosso do Sul, seguem nos preparativos para o cultivo da área da safra 2022/23 de soja, que deve ocupar uma área de 230 mil hectares, similar à registrada na temporada 2021/22. Quem informa é o departamento técnico da Coperplan.

Segundo o engenheiro-agrônomo Eduardo Brandt foi registrado nos últimos dias um frio fora de época e há previsões de chuvas na região de hoje até sexta-feira, o que será muito bom para ajudar no manejo voltados ao cultivo da oleaginosa. “Por conta do tempo mais chuvoso e das temperaturas mais amenas, a incidência da buva está maior neste ano e exigirá um maior controle dos produtores na dessecação das lavouras antes do início do plantio”, disse.

Em Dourados o cultivo de soja está liberado desde o dia 16, mas até agora os produtores não se animaram a iniciar os trabalhos. “A expectativa é de que o plantio, de modo geral, possa iniciar a partir de 15 de outubro. Algum ou outro produtor até pode iniciar o cultivo em áreas de várzea, mas não serão muitos”, afirma.

Brandt destaca que, por conta dos custos de produção mais elevados, houve uma procura maior por parte dos produtores no sentido de otimizar ao máximo as práticas de cultivo, como uma melhor análise do solo com vistas ao uso correto de herbicidas e fertilizantes.

No que tange ao rendimento médio, a expectativa inicial é de que possam ser colhidos até 3.600 quilos por hectare de soja, embora a média para a região tenha ficado entre 3.400 e 3.500 quilos por hectare normalmente.

Conforme levantamento de SAFRAS & Mercado, até a última sexta-feira (23), o plantio de soja em Mato Grosso do Sul atingia 2% da área. No ano passado o cultivo no estado ainda não havia iniciado.

Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2022 – Grupo CMA