Porto Alegre, 29 de agosto de 2022 – A área de plantio de soja na Argentina para a campanha 2022/23 deverá ser de aproximadamente 17,1 milhões de hectares, um crescimento de 6% sobre o total plantado na campanha anterior, que foi de 16,2 milhões de hectares.
Com uma possível produtividade de 2.800 quilos por hectare, a produção de soja deve ser superior à safra passada. A projeção inicial é de 47,9 milhões de toneladas, 11% superior à campanha 2021/22.
Nesse cenário, espera-se um aumento da área semeada de aproximadamente 5% na zona núcleo, enquanto são esperados aumentos maiores de mais de 10% nas principais regiões produtivas do norte. Em relação aos rendimentos, espera-se uma tendência semelhante com maiores melhorias no norte e aumentos consideráveis na zona núcleo.
Segundo o analista técnico da SAFRAS & Mercado, Bruno Todone, com um mercado de milho intervencionado e com a possibilidade de que a intervenção aumente, os produtores argentinos tomariam a decisão de plantar mais soja. “Além disso, os fertilizantes continuam apresentando valores elevados para os produtores e a oleaginosa necessita de menor quantidade, por isso o produtor buscaria cortar custos”, pondera.
A tendência vinha mostrando queda na área plantada de soja campanha após campanha desde 2015/2016. “Portanto, espera-se uma reviravolta, pois neste caso haveria um aumento intercampanhas na Argentina”, pondera.
Todone acrescenta que “devemos estar atentos ao clima, pois certamente passaremos por um terceiro La Niña consecutivo e, embora o segundo que passamos durante a campanha 2021/22 não tenha tido grande impacto, cada fenômeno é diferente e sabemos que na América do Sul prevalece a seca”.
Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no Instagram, Twitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!
Rodrigo Ramos (rodrigo@safras.com.br) / Agência SAFRAS
Copyright 2022 – Grupo CMA