Porto Alegre, 13 de março de 2023 – O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou, nesta manhã, que o arcabouço fiscal já está pronto para ser apresentado ao presidente Lula. Haddad não disse quando isso deve ocorrer, ainda assim, pontuou que já pediu uma agenda com o petista.
O novo arcabouço fiscal é a âncora fiscal que vai substituir o teto de gastos, vigente no Brasil desde 2017, que estabelece regras para o orçamento e gastos públicos do governo federal. A previsão é que ela seja encaminhada em março para o Congresso Nacional para aprovação.
O ministro da Fazenda pontuou que o novo arcabouço fiscal ficou pronto na semana retrasada e, na última semana, apresentou o texto para economistas de diferentes ministérios do governo.
“Não queremos impor agenda, estamos no ‘modo diálogo'”, disse. “Não podemos continuar crescendo apenas 1% ano. O arcabouço tem impacto maior que prazo de meta de inflação”, completou.
Ainda segundo ele, há espaço no Brasil para corte de juros, apesar do cenário externo desafiador. “A inflação no Brasil castiga muito, mas as projeções estão comportadas. Não vejo espaço para aumento de juros no exterior, mas alguma gordura para corte aqui”, disse.
As informações partem da Agência CMA.
Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no Instagram, Twitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!
Revisão: Sara Lane (sara.silva@safras.com.br) / Agência SAFRAS
Copyright 2023 – Grupo CMA