Porto Alegre, 4 de março de 2024 – A Arábia Saudita, líder da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), anunciou que estenderá seu corte voluntário de produção de petróleo em 1 milhão de barris por dia até o final de junho. A produção de petróleo do país ficará em torno de 9 milhões de barris por dia durante esse período.
A Rússia também reduziu sua produção e exportações em 471.000 barris por dia até o final de junho.
Outros grandes produtores da Opep+, como Iraque e Emirados Árabes Unidos, também estenderão seus cortes voluntários de produção em 220.000 e 163.000 barris por dia, respectivamente.
Essa extensão dos cortes ocorre apesar das oscilações nos preços do petróleo, que variam entre US$ 75 e US$ 85 por barril desde o início do ano. Os cortes visam manter o equilíbrio do mercado e evitar uma queda nos preços.
Os cortes voluntários não requerem aprovação unânime da Opep+ e permitem ajustes adicionais na produção sem a necessidade de redistribuir cotas entre os membros.
As próximas negociações de política da Opep+ estão previstas para junho, quando os dados de capacidade de produção dos membros do grupo serão finalizados.
As informações são da Agência CMA.
Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no Instagram, Twitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!
Revisão: Rodrigo Ramos (rodrigo@safras.com.br) / Agência SAFRAS
Copyright 2024 – Grupo CMA