Após passagem de frente fria, tempo deve abrir na Região Sul a partir de terça-feira – Rural Clima

629

Porto Alegre, 22 de maio de 2023 – De acordo com o alerta agroclimático da Rural Clima, a frente fria de fraca intensidade que provocou chuvas no Rio Grande do Sul, em grande parte de Santa Catarina, do Paraná, Paraguai e extremo sul de Mato Grosso do Sul nos últimos dias não conseguirá avançar para as demais regiões do Brasil. “O tempo já deve abrir em praticamente toda a Região Sul amanhã”, destaca o agrometerologista Marco Antonio dos Santos.

Segundo ele, essa frente conseguiu romper o bloqueio atmosférico e, com isso, permitirá a passagem de outras pela Região Sul. “Assim, no próximo final de semana, está prevista a chegada de uma frente fria mais abrangente, que deve levar chuvas generalizadas sobre toda a Região sul nos dias 27, 28 e 29, atingindo também parte do Sudeste, Centro-Oeste, Bolívia e o norte da Argentina. Essa chuva será boa chuva para milho, algodão, café, cana-de-açúcar e trigo, mantendo as condições de produção elevadas”, comenta.

Para junho, a tendência é de chuvas recorrentes sobre Sul do Brasil e de menor intensidade no Matopiba. “Em São Paulo, porém, as precipitações devem ter mais regularidade, o que é ruim para a cana-de-açúcar, mas bom para demais lavouras”, completa.

Paraguai deve seguir com tempo instável hoje

No Paraguai, houve registros de chuvas ontem, que tendem a prosseguir nessa segunda-feira, de forma irregular, especialmente na fronteira com o oeste do Paraná, favorecendo as lavouras de segunda safra e de trigo.

De acordo com a meteorologista Ludmila Bardin, o tempo abrirá no Paraguai amanhã, mas no final de semana as chuvas retornam ao país, atingindo a região Sul em especial e as demais áreas de fronteira com o Mato Grosso do Sul.

A tendência para junho é de chuvas mais regulares no Paraguai, o que vai manter as condições de umidade boas para o trigo e para o desenvolvimento final das lavouras de segunda safra. “Apenas no início da segunda quinzena de junho é que há chance de um frio mais recorrente nas áreas produtoras do Paraguai”, alerta.

Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2023 – Grupo CMA