Apesar de dificuldades, Agro foi a atividade econômica que mais cresceu em 2023

417

   Porto Alegre, 3 de julho de 2024 – O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, foi o primeiro integrante do Governo Federal a falar na cerimônia que lançou o Plano Agrícola e Pecuário 2024/25 (Plano Safra) na tarde desta quarta-feira, em Brasília/DF. Fávaro destacou as ações do governo, que completou um ano e meio.

“São 18 meses de governo e já podemos destacar alguns dos resultados alcançados no período. Apesar de crises climáticas, quebras de safras e preços achatados na agropecuária, setor agro cresceu 15% em 2023, o maior entre todas as atividades econômicas. Isso foi fruto do trabalho de homens e mulheres que sabem lidar com a terra, sabem do seu compromisso de produzir alimentos, e também das ações do nosso governo”, salientou Fávaro.

Segundo o ministro, quando a nova administração do presidente Lula iniciou, em janeiro de 2023, havia zero recurso para investimentos na agropecuária. “Os recursos do plano safra vigente, que vinha de 2022, acabaram ainda em agosto daquele ano, com uma demanda altíssima. Assim, setores como o de máquinas agrícolas não conseguiram dar fluidez a suas demandas de financiamentos. Então nós chegamos e em pouco tempo conseguimos inovar, com grande apoio do BNDES, através de seu presidente, Aloizio Mercadante. Por determinação dele criamos uma linha dolarizada, que foi um grande sucesso, por conta dos juros estimulantes e recursos abundantes. Agora em 2024/25 criamos a CPR dolarizada, que está em implantação e tenho certeza que também será um grande êxito”, pontuou Fávaro.

Acompanhe a Safras News em nosso site. Siga-nos também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

Fábio Rübenich (fabio@safras.com.br) / Safras News

Copyright 2024 – Grupo CMA