Porto Alegre, 14 de abril de 2023 – De acordo com o alerta agroclimático da Rural Clima, o tempo deve mudar na próxima semana na Região Sul, com o ingresso de uma massa de ar polar, que deverá provocar quedas nas temperaturas, mas sem risco de ocorrência de geadas em áreas produtoras.
O agrometeorologista Marco Antônio dos Santos, destaca que áreas de instabilidade provocam chuvas hoje em Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, parte de Goiás, Minas Gerais, que podem se estender no final de semana. No Matopiba o tempo seguirá mais aberto.
Na segunda-feira (17) uma nova frente fria avança pelo Sul do Brasil e deixa o tempo instável, favorecendo chuvas. Essa frente fria deve avançar rapidamente, seguida da entrada de uma massa de ar polar, que contribuirá para o declínio da temperatura, mas sem risco para a ocorrência de geadas em áreas produtoras. “Na quarta-feira, áreas do Rio Grande do Sul podem ter mínimas entre 6 a 8 graus, mas sem risco de geadas. Já entre quinta e sexta-feira haverá um declínio maior das temperaturas, mas apenas nas regiões serranas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina”, afirma.
A frente fria vinda do Sul do Brasil seguirá concentrada na região central do Brasil, favorecendo a ocorrência de chuvas irregulares na próxima semana. “Os modelos seguem indicando que nos próximos 20 dias haverá chuvas no Brasil, favorecendo lavouras de milho, algodão e feijão, mas prejudicando as lavouras de cana-de-açúcar, que estão em período de colheita”, alerta.
Santos acrescenta que o risco de ocorrência do El Niño prossegue, mas apenas no final de 2023, uma vez que os modelos climáticos mostram que as temperaturas tanto do Pacífico quanto do Atlântico estão em aquecimento, o que descarta a ocorrência do fenômeno no outono e no inverno no Brasil.
Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no Instagram, Twitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!
Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS
Copyright 2023 – Grupo CMA