Ribeirão Preto, 4 de maio de 2023 – O cancelamento da visita do ministro da agricultura, Carlos Fávaro, à Agrishow 2023 sinaliza para um erro estratégico da direção da feira. Ainda que negue o desconvite noticiado nos últimos dias, a imagem que fica é de que a organização deixou em segundo plano a necessidade do setor de acesso a recursos governamentais, priorizando a participação política de um ex-presidente da República.
“Quem tinha que estar aqui era o ministro”, disse o vice-presidente de máquinas da Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Alexandre Bernardes.
A expectativa do setor de máquinas agrícolas era do anúncio de recursos suplementares ao atual plano safra ainda durante a feira. Nas semanas que antecederam a realização do evento, as montadoras e representantes da indústria se reuniram com o governo federal para cobrar a liberação do que consideravam uma medida necessária para reaquecer o setor: ao menos R$ 5 bilhões.
As incertezas sobre a liberação ou não de recursos ainda neste período travam o mercado. Ainda assim, o movimento na Agrishow é alto, o que que surpreende as montadoras. A análise é de que quem está comprando nas atuais condições é quem realmente precisa.
Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no Instagram, Twitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!
Gabriel Nascimento (gabriel.antunes@safras.com.br) / Agência SAFRAS
Copyright 2023 – Grupo CMA