São Paulo, 23 de outubro de 2025 – A produção nacional de automóveis corre o risco de ser paralisada devido a uma crise global que envolve um dos maiores produtores de semicondutores do mundo. Em duas semanas, montadoras de todo o país podem interromper suas linhas de produção caso não haja uma solução clara para o impasse. A informação foi dada pelo presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea ), Igor Calvet à Folha de. Paulo.
O executivo disse que o setor automotivo está diante de uma crise que se desenha global no fornecimento de chips. “Começamos a receber notificações sobre uma iminente interrupção de fornecimento de peças. A nossa indústria pode começar a parar nas próximas duas ou três semanas”, disse à Folha.
Em nota, a Anfavea confirma que está atenta e preocupada com o risco de paralisação da produção de veículos no país devido à escassez crítica de semicondutores, que pode afetar operações fabris em questão de semanas.
“A nova crise dos chips se deve a disputas geopolíticas intensificadas neste mês, depois que o governo holandês assumiu o controle da fabricante Nexperia, uma gigante de semicondutores que atua naquele país, subsidiária de um grupo chinês. Em resposta, a China impôs restrições à exportação de componentes eletrônicos, o que já afeta a produção em algumas fábricas automotivas na Europa e arrisca parar montadoras no Brasil”, contextualiza a entidade.
“Um veículo moderno usa, em média, de 1 mil a 3 mil chips. Sem esses componentes, as fabricantes não conseguem manter a linha de produção em andamento”, explica.
A Anfavea avalia que a atual crise remete a um cenário semelhante ao vivido durante a pandemia e acrescenta que o impacto da falta de semicondutores vai além do setor automotivo, afetando uma gama de segmentos industriais que dependem desses componentes. “Nesse sentido, a Anfavea já alertou o governo federal para que tome medidas rápidas e decisivas para evitar o desabastecimento de semicondutores no país.”
“Com 1,3 milhão de empregos em jogo em toda a cadeia automotiva, é fundamental que se busque uma solução em um momento já desafiador, marcado por altos juros e desaquecimento da demanda. A urgência é evidente, e a mobilização se faz necessária para evitar um colapso na indústria”, alerta o presidente da Anfavea, Igor Calvet.
Cynara Escobar – cynara.escobar@cma.com.br (Safras News)
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