Porto Alegre, 21 de junho de 2023 – O óleo de soja despenca nesta quarta-feira na Bolsa de Mercadorias de Chicago. Segundo o analista e consultor de SAFRAS & Mercado, Gabriel Viana, o mercado vinha muito sobrecomprado, o que explica o movimento de realização de lucros de hoje.
“Nas últimas duas ou três semanas, os fundos de investimentos entraram muito forte e o preço subiu bastante, por problemas climáticos na safra dos Estados Unidos e pelo possível aumento no consumo de biocombustíveis no país”, explica Viana. “Para se ter uma ideia, foram abertos cerca de 70 mil contratos de óleo de soja entre quarta e sexta-feira da semana passada, o que é muito até mesmo para a soja em grão”, exemplifica.
Porém, conforme o consultor, a verdade é que estes fatores citados acima não são tão fortes, pois ainda há muita indefinição sobre os dois temas, o que explica o movimento de realização de lucros desta quarta-feira.
Outro fator ventilado pelo mercado é a possível queda na produção de óleo de palma na Ásia em função de previsão de seca em decorrência do El Niño. “Mas o fenômeno deve trazer mais chuvas para a América do Sul, devendo aumentar a produção de soja na região e compensando a provável queda na oferta de palma”, pondera o analista.
Há pouco, a posição julho de 2023 do óleo era cotada a 55,63 centavos de dólar por libra-peso em Chicago, queda de 4,00 centavos de dólar por libra-peso ou 6,70%.
Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no Instagram, Twitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!
Rodrigo Ramos (rodrigo@safras.com.br) / Agência SAFRAS
Copyright 2023 – Grupo CMA