Logo (4)
COTAÇÕES
Dólar
Euro

Adab divulga nota de esclarecimento sobre segundo caso de Influenza Aviária em animais silvestres na Bahia

Links deste artigo

Porto Alegre, 16 de junho de 2023 – A Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) em conjunto com outras entidades, emitiu uma nota de esclarecimento a respeito do segundo caso de gripe aviária registrado em animais selvagens no estado. Veja mais detalhes abaixo.

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmou ontem (15), o segundo caso de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) na Bahia. Dessa vez a ocorrência foi verificada no município de Prado, dia 13 de junho, no Litoral Sul do estado, distante 50km de Caravelas, onde foi identificado o primeiro foco na última semana. Em ambos os casos, a IAAP foi confirmada em aves silvestres da espécie Trinta-réis-real e nos locais onde elas foram encontradas não existem estabelecimentos avícolas próximos.

O Mapa reforça que a produção comercial no país segue livre da doença. Portanto, o status sanitário do Brasil e da Bahia continuam como Livre de IAAP perante a Organização Mundial de Saúde Animal. Vale salientar que a Influenza Aviária não é transmitida através da ingestão de carne de frango e ovos, podendo a população consumir esses produtos normalmente. Também não há quaisquer problemas quanto ao abastecimento de carne e ovos na Bahia ou no Brasil.

Por fim, as entidades reforçam as medidas de prevenção junto à sociedade ao não tocar em aves silvestres residentes ou migratórias, com sintomas respiratórios ou nervosos, mortas ou doentes. Nesses casos, a população deve entrar em contato com o INEMA através do Disque Fauna (71) 99661-3998. Se a mesma sintomatologia acontecer em aves domésticas, o contato deve ser feito no escritório da Adab mais próximo da ocorrência ou pelo número PESA (71) 99627-9797. Os órgãos reiteram a convocação feita a todos os produtores da avicultura comercial e pequenos produtores da Bahia para a manutenção da biosseguridade dos plantéis, atendendo às diretrizes estabelecidas pelos governos e as agroindústrias.

Assinam a nota de esclarecimento, o Inema -Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, a Adab- Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia, Faeba – Fundo de Amparo do Desenvolvimento e Defesa Sanitária Avícola do Estado da Bahia, Aba -Associação Baiana de Avicultura, Coesa – Comitê Estadual de Sanidade Avícola, Governo do Estado da Bahia e Ministério da Agricultura e Pecuária.

As informações partem da assessoria de imprensa da Adab.

Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2023 – Grupo CMA

Compartilhe

  • Deixe uma resposta
    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *
PLATAFORMA SAFRAS

Ganhe uma visão uniforme e aprofundada do agronegócio com a Plataforma Safras: acesse análises, preços comerciais, fretes, paridades, estatísticas, indicadores, notícias, gráficos e baixe relatórios em um único lugar!

TUDO SOBRE O AGRONEGÓCIO

 GLOBAL EM UM SÓ LUGAR

Ver Pacotes
Group 139 1

CADASTRE SEU E-MAIL E FIQUE POR DENTRO DAS INFORMAÇÕES SOBRE O AGRONEGÓCIO.

Cadastrar