Açúcar afunda para mínimas de 3 meses em NY em meio a preocupações com demanda

347

Porto Alegre, 27 de junho de 2023 – A Bolsa de Mercadorias de Nova York (ICE Futures US) para o açúcar bruto encerrou o pregão eletrônico com cotações acentuadamente mais baixas.

Os contratos com entrega em Julho/2023 encerraram o dia a 23,03 centavos de dólar por libra-peso, queda de 0,69 centavo (ou 2,9%) em relação ao fechamento anterior. A posição Outubro/2023 fechou cotada a 22,98 centavo (-2,87%).

O mercado rompeu a linha dos 23 centavos nos três primeiros contratos, atingindo os níveis mais baixos em cerca de três meses, pressionado por uma combinação de fatores baixistas, incluindo clima seco e crescimento da produção no Brasil, chuvas na India e queda nos contratos em aberto no contrato spot antes do vencimento em 30 de junho.

“O interesse do comércio em receber a entrega do contrato de julho parece ter evaporado. Isso pode ser devido à falta de demanda pelo preço elevado”, disse um trader.

Depois de dez meses, o primeiro contrato passou a ter deságio em relação ao segundo, uma sinalização baixista que indica fraca demanda, melhora na oferta, ou ambos.

Segundo a União da Indústria da Cana-de-Açúcar (Unica), a produção de açúcar da região Centro-Sul totalizou 2,55 milhões de toneladas na primeira quinzena de junho. Essa quantidade, quando comparada àquela registrada na safra 2022/2023 de 2,15 milhões de toneladas, representa um aumento de 18,71%. No acumulado desde 1o de abril, a fabricação do adoçante totaliza 9,53 milhões de toneladas, contra 7,21 milhões de toneladas do ciclo anterior (+32,13%).

Com informações da Reuters.

Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

Fábio Rübenich (fabio@safras.com.br) – Agência SAFRAS

Copyright 2023 – Grupo CMA