Ações fecham mistas na Europa, em meio a temores sobre recessão

867

Porto Alegre, 24 de julho de 2023 – Os principais índices do mercado de ações da Europa fecharam o pregão desta segunda-feira em campo misto, refletindo a cautela dos investidores diante dos resultados inconclusivos das eleições na Espanha e a perspectiva de uma semana movimentada com anúncio de resultados corporativos e reuniões dos bancos centrais.

As eleições realizadas no último domingo na Espanha causaram incerteza nos mercados, uma vez que nenhum dos dois principais partidos obteve uma maioria clara. O cenário político espanhol agora se mostra fragmentado, abrindo a possibilidade de negociações prolongadas para formação de coalizões.

“Os mercados parecem ter sido pegos de surpresa, esperando um resultado mais definitivo. No curto prazo, a incerteza pesará sobre os ativos espanhóis enquanto os investidores esperam para ver que tipo de coalizão surge ou se uma nova eleição é necessária”, diz Chris Beauchamp, analista-chefe de mercado do IG.

Enquanto isso, novos dados econômicos divulgados hoje apontaram para uma desaceleração na atividade comercial em importantes economias europeias. França, Alemanha e Reino Unido apresentaram indicadores que indicam uma redução na atividade comercial durante o mês de julho, aumentando os riscos de uma possível recessão na Europa.

Na quinta-feira (27), o Banco Central Europeu (BCE) realizará sua reunião para discutir as políticas monetárias. Há expectativas de que o BCE anuncie um aumento de 0,25 ponto percentual (pp) na taxa de juros, buscando combater a inflação que tem se mostrado crescente nos últimos meses. Os formuladores de políticas também devem oferecer orientações sobre os estágios finais dos esforços para conter a inflação e estabilizar a economia da região.

Paralelamente, a semana promete ser movimentada para o mercado financeiro europeu, com várias empresas importantes anunciando seus resultados trimestrais.

“Será uma semana importante para os mercados dos EUA, com o Fed decidindo novamente sobre as taxas de juros. O banco central é amplamente esperado para aumentar a taxa em 0,25 ponto percentual pela última vez antes de encerrar o ciclo de elevação. Além disso, o PIB do segundo trimestre dos EUA também será divulgado esta semana, medindo a saúde econômica do país. No fronte das receitas, os gigantes da tecnologia, incluindo Microsoft, Meta e Alphabet, divulgarão seus ganhos. Se o impulso impulsionado pela IA pode continuar a impulsionar essas ações para cima pode ser crucial para o sentimento geral”, diz a analista de mercado da CMC Markets, Tina Teng.

“Além disso, o Banco do Japão (BoJ) e o Banco Central Europeu (BCE) também realizarão suas reuniões de política monetária. Apesar da pressão inflacionária crescente, o BOJ deverá manter a política monetária ultraflexível para apoiar o crescimento econômico. E o BCE pode aumentar a taxa de juros em mais 0,25 ponto percentual”, completa.

Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices da Europa no fechamento:

FTSE-100 (Londres): +0,19%, 7.678,59 pontos

DAX-30 (Frankfurt): +0,06%, 16.186,85 pontos

CAC-40 (Paris): -0,07%, 7.427,31 pontos

FTSE MIB (Milão): +0,18%, 28.908,4 pontos

IBEX-35 (Madri): -0,26%, 9.540,00 pontos

SMI-20 (Zurique): -0,27%, 11.177,68 pontos

PSI-20 (Lisboa): +0,17%, 6.190,24 pontos

As informações são da Agência CMA.

Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

Revisão: Ritiele Rodrigues (ritiele.rodrigues@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2023 – Grupo CMA