Ações fecham em queda com Fed e dados econômicos no radar

513
europa

     Porto Alegre, 23 de agosto de 2022 – Os principais índices de ações do mercado europeu fecharam o pregão desta terça-feira em queda, com investidores ainda digerindo os novos dados econômicos da zona do euro. Além disso, o foco está nas próximas decisões de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano).

     Leituras preliminares do índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) de agosto da zona do euro mostraram que a atividade comercial do bloco se contraiu pelo segundo mês consecutivo, aumentando as preocupações sobre a saúde da economia da região.

     “Os PMIs instantâneos de agosto sugerem que a economia da zona do euro está se contraindo. Embora as pressões globais sobre os preços tenham se tornado menos intensas nos últimos meses, à medida que os problemas da cadeia de suprimentos diminuíram, o aumento dos preços do gás na Europa e as fortes pressões sobre os preços domésticos manterão a inflação alta”, diz o economista da Capital Economics, Jack Allen-Reynolds.

     Enquanto isso, os traders enfrentam temores de que o Fed continue sendo agressivo nos aumentos das taxas de juros para conter a disparada da inflação nos Estados Unidos. Há grande especulação sobre se a instituição voltará a elevar juros em 0,75 ponto percentual ou se irá optar por um caminho mais contido, à medida que novos dados econômicos forem divulgados.

     O foco esta semana será no simpósio econômico do Fed em Jackson Hole, Wyoming, com o presidente Jerome Powell programado para fazer um discurso na sexta-feira abordando a abordagem do banco central para domar o avanço dos preços.

     De volta à Europa, euro foi negociado em uma baixa de duas décadas de 0,9903 em relação ao dólar americano na manhã de hoje. Especialistas antecipam mais depreciação da moeda, uma vez que o aumento dos preços do gás no atacado e a inflação em toda a Europa estão contribuindo para a previsão. As informações são da Agência CMA.

     Confira a variação e pontuação dos índices europeus no fechamento:

FTSE-100 (Londres): -0,61%, 7.488,11 pontos

DAX-30 (Frankfurt): -0,34%, 13.185,73 pontos

CAC-40 (Paris): -0,27%, 6.351,81 pontos

FTSE MIB (Milão): +0,97%, 22.380,1 pontos

IBEX-35 (Madri): -0,77%, 8.221,20 pontos

SMI-20 (Zurique): -1,37%, 10.933,90 pontos

PSI-20 (Lisboa): -0,04%, 6.266,97 pontos

Revisão: Yasmim Borges (yasmim.borges@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no Instagram e Twitter e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

Copyright 2022 – Grupo CMA