Ações do mercado europeu fecham em alta, com investidores digerindo dados econômicos

381

Porto Alegre, 6 de junho de 2023 – Os principais índices do mercado de ações europeu fecharam o pregão desta terça-feira em alta, revertendo as perdas registradas no início da sessão, à medida que os investidores seguem avaliando as perspectivas para as taxas de juros e para a atividade econômica global.

“Foi uma sessão de negociação sem brilho para o mercado europeu, com taxas mais altas e dados econômicos decepcionantes pesando sobre o sentimento ao longo do dia, apesar da subida no fechamento”, diz o analista-chefe de mercado da CMC Markets, Michael Hewson.

“Está se tornando cada vez mais difícil determinar uma direção geral para os mercados neste momento, com poucos catalisadores de uma forma ou de outra”, completa.

Na segunda-feira, dados fracos do setor de serviços dos Estados Unidos aumentaram a expectativa de que o Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), manterá suas taxas de juros inalteradas durante a próxima reunião marcada para a próxima semana. No entanto, esse resultado reacende as preocupações sobre a desaceleração da maior economia do mundo.

Na manhã desta terça-feira, foram divulgados números que mostraram uma queda inesperada de 0,4% nas encomendas às fábricas alemãs em abril. Enquanto isso, as vendas no varejo na zona do euro permaneceram estáveis no mesmo mês.

O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) composto final da zona do euro, considerado um bom indicador da saúde econômica geral, divulgado ontem, mostrou que a atividade empresarial foi sustentada no mês passado pelo setor de serviços dominante, compensando um declínio cada vez maior na indústria.

Enquanto os mercados estão cada vez mais confiantes de que o Fed interromperá os aumentos das taxas na próxima semana, o Banco Central Europeu (BCE) parece seguir outro caminho, uma vez que a inflação continua sendo um grande problema na região. A presidente da instituição, Christine Lagarde, reforçou as expectativas de novos aumentos ao afirmar ontem que era muito cedo para considerar um pico na inflação, apesar dos “sinais de moderação”.

Enquanto isso, na Austrália, o banco central do país (RBA) decidiu elevar as taxas de juros em 0,25 ponto percentual (pp), alertando que a inflação ainda permanece muito alta e que mais aperto monetário pode ser necessário ainda este ano.

“Um aumento surpreendente de 0,25 ponto percentual na taxa do RBA, o segundo mês consecutivo em que eles fizeram isso, junto com outro número fraco de pedidos às fábricas alemãs para abril, moderou o apetite pelo risco e levantou preocupações sobre as perspectivas econômicas, enquanto os preços do petróleo recuaram de todos os seus ganhos após o corte de produção saudita de ontem”, observa Hewson sobre o panorama dos mercados.

Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices europeus no fechamento:

FTSE-100 (Londres): +0,37%, 7.628,10 pontos

DAX-30 (Frankfurt): +0,18%, 15.992,44 pontos

CAC-40 (Paris): +0,11%, 7.209,00 pontos

FTSE MIB (Milão): +0,67%, 27.036,7 pontos

IBEX-35 (Madri): +0,23%, 9.310,80 pontos

SMI-20 (Zurique): +0,48%, 11.470,20 pontos

PSI-20 (Lisboa): +0,76%, 5.933,75 pontos

As informações são da Agência CMA.

Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

Revisão: Pedro Carneiro (pedro.carneiro@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2023 – Grupo CMA